Durante a forte chuva que tomou conta da capital amazonense, nesta sexta-feira (13), uma erosão de 40 metros de profundidade causou o deslizamento de terra, e atingiu 15 imóveis, entre residências, estabelecimentos e uma igreja, na avenida D, no bairro Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus.
A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) esteve no local, e providenciou uma contenção de solo. Além disso, foi realizada ainda a limpeza do barranco e feito uma abertura do acesso para facilitar os serviços de contenção.
Uma equipe de 20 trabalhadores, com máquinas retroescavadeiras, escavadeiras, rolos compactadores, tratores de esteira e caçambas são usados para aterrar aterrar o local. Em seguida, será implantada uma rede de drenagem com 190 metros de extensão.
Após o trabalho de contenção, as equipes atuarão no serviço de drenagem e irão recapear a sarjeta e o meio-fio do local. A previsão apra o término do trabalho é de 90 dias.
Prefeitura esclarece
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que não houve nenhum desabamento de casas na rua D, bairro Francisca Mendes, na zona Norte de Manaus nesta sexta-feira, 13/1. Há cerca de um ano, um desbarrancamento colocou em risco cerca de 15 imóveis, três deles em situação crítica foram retirados por meio de desapropriação.
Desde o início da semana, a Seminf atua com obras de contenção da erosão que possui 40 metros de profundidade. As equipes de engenharia verificaram a situação, já realizaram toda a limpeza da área e atuam nos serviços de aterro. No local, será implantada uma rede de drenagem com 190 metros de extensão e, em até 90 dias, dependendo das chuvas, a obra será entregue.