O defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, visitou, esta semana, a bancada federal do Amazonas, em Brasília, para prestar contas, reafirmar parcerias e apresentar o próximo defensor público-geral do Estado, Rafael Barbosa, que assume no dia 1º de março.
Os representantes da DPE-AM cumpriram agenda nos gabinetes dos deputados federais Átila Lins, Sidney Leite, Amom Mandel, Capitão Alberto Neto e Pauderney Avelino.
Durante a visita, Ricardo Paiva destacou os números alcançados pela Defensoria Pública do Amazonas nos últimos quatro anos. Ao todo, foram mais de 2,6 milhões de atendimentos na capital e no interior, em prol da população.
Entre os projetos evidenciados estão a Carreta da Defensoria, inaugurada em 2022, que leva assistência jurídica itinerante às regiões mais distantes da capital e da Região Metropolitana, e as ações do projeto “Eu tenho Pai”, que passou, a partir de 2023, a ofertar exames de DNA gratuitamente para os casos de investigação e reconhecimento de paternidade.
Na atual gestão, para reforçar o alcance da DPE-AM, no interior, foram inauguradas mais 18 unidades, entre Polos, Unidades Descentralizadas do Interior (UDI’s) e Unidades da Região Metropolitana (URM’s).
Já em Manaus, a atuação da Defensoria ganhou reforço nos Shoppings Via Norte e Grande Circular; e nas unidades da rua Belo Horizonte e Núcleo Criminal, na Avenida Umberto Calderaro, além da inauguração do Núcleo da Saúde (no Centro).