Sandro Mareco atualmente é o maior jogador da América Latina e participará em todos os dias do evento
A estreia do campeonato internacional Manaus Chess Open foi marcada pela presença de mais de 100 jogadores e do Grande Mestre Sandro Mareco. O evento iniciou nesta segunda-feira (10) e segue até o próximo dia 16.
O evento promete ser um marco para a divulgação da modalidade no Amazonas, Brasil e mundo, uma vez que conta com jogadores de diferentes estados e nacionalidades em busca de R$26 mil em prêmios.
O Manaus Chess Open conta com a presença de grandes mestres, como o argentino Sandro Mareco. Ele foi premiado com o título de Grão-Mestre pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em 2010, e competiu na Copa do Mundo da FIDE em 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021.
Sabendo que é inspiração para muitos, Mareco conta que sua trajetória começou desde muito cedo, aos cinco anos de idade na escola. A partir daí, ele nunca mais parou de jogar e aconselha quem gosta da modalidade a não desistir.
“Apesar do estigma de que o xadrez é para poucos, hoje em dia a modalidade está cada vez mais acessível, provando o contrário: Xadrez é fácil e para todos. E pra quem quiser seguir carreira, lembre-se que acima de tudo, você precisa aproveitar a partida”.
Cibele Florêncio, de 25 anos, natural de Natal (RN), também começou no esporte bem cedo. Aos nove anos e de maneira casual, ela conheceu o xadrez através de um projeto social realizado no bairro onde morava.
“Aprendi a jogar porque participei de um projeto feito pela prefeitura da minha cidade. Nunca tinha tido nenhum contato antes, mas mesmo assim, tive uma certa facilidade em aprender os movimentos”, pontuou.
Desde então, Cibele seguiu apaixonada pelo xadrez e, atualmente, coleciona títulos no esporte em campeonatos nacionais e internacionais.
“Já participei de muitos eventos e já até perdi as contas de quantas medalhas e troféus ganhei, mas o que mais me marcou foi o recente título de vice-campeã brasileira no ritmo Blitz (jogo rápido)”, disse Cibele.
Reerguendo o xadrez no AM
O Manaus Chess Open é realizado pela Federação Amazonense de Xadrez (FAX) e nasce do esforço e compromisso da atual gestão com o esporte e atletas.
O presidente da FAX, Rudson Peixoto, afirma que eventos como estimulam o interesse pelo esporte entre crianças e adultos.
“Esse evento em Manaus representa um ressurgimento do xadrez como modalidade e, principalmente, como um esporte que serve como ferramenta de apoio pedagógico. Fica claro o impacto positivo que a modalidade traz, auxiliando jovens, crianças e adultos a se desenvolverem intelectualmente”, revela.
Neste sentido, ele também afirma que a FAX pretende tornar o evento presente no calendário nacional da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Programação
O evento segue com programações de palestras e rodadas, no Novotel, bairro Distrito Industrial, até o próximo domingo, dia 16.