O grupo de servidores da Suframa das unidades regionais dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, atualmente reunidos em Manaus para uma série de capacitações e integração, realizou, nesta terça-feira (28), uma visita à fábrica da BIC Amazônia, localizada na avenida Içá, Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.
Recebidos pelo diretor-geral da empresa, Jean Marc Hamon, acompanhado de outros dirigentes da fábrica, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer os processos de produção da planta, que completou 50 anos de atividade no Polo Industrial de Manaus (PIM) em março de 2023.
A planta da BIC Amazônia é a única do grupo a fabricar todos os tipos de produtos da empresa: isqueiros, barbeadores, canetas e lápis. São produzidos, em média, 1,3 bilhão de produtos por ano, sendo 280 milhões de isqueiros, 400 milhões de barbeadores e 650 milhões de canetas e lápis. A empresa conta com 1.080 funcionários, dos quais 830 são colaboradores diretos, em uma unidade de 50 mil metros quadrados.
Segundo o diretor, a BIC tem implementado diversos sistemas de gestão de qualidade, saúde, segurança e responsabilidade social, com suas devidas certificações.
“Temos ações voltadas à eficiência energética, tratamento e reutilização da água, investimentos em substituição de equipamentos para redução de energia, e obtivemos excelentes resultados, alcançando uma economia significativa, além do alto índice de satisfação dos nossos colaboradores”.
explicou Jean Marc Hamon
Servidores
Os servidores da Suframa expressaram impressões positivas sobre a visita à fábrica da BIC Amazônia.
O servidor da Coordenação Regional de Rio Branco, Renato dos Santos, destacou a relevância da fábrica para a economia do Amazonas e do Brasil, considerando a oportunidade de interação importante para aprimorar o papel das coordenações regionais e das Áreas de Livre de Comércio no desenvolvimento regional.
“Para nós, que estamos lá na ponta, essa visita, além de agregar conhecimento, estreita as relações, contribuindo efetivamente para o crescimento na nossa região”.
ressaltou Renato dos Santos
Já o coordenador da ALC de Boa Vista, Jandirocy Teixeira, considerou a iniciativa como uma experiência valiosa, ressaltando a importância da visita para conhecer a fabricação de produtos que complementa a fiscalização realizada nos estados.
“Estamos aqui vendo a fabricação diretamente na linha de produção da mercadoria que fiscalizamos em nossas unidades”, pontuou.
pontuou Jandirocy Teixeira
A programação com os servidores se estende até a próxima sexta-feira (1), com a continuidade da capacitação sobre a Lei de Informática e os recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e uma visita a um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).
Fotos: Layana Rios/Suframa