O programa de mecanização da Prefeitura de Parintins chega pela primeira vez aos produtores rurais da área de várzea das comunidades do Boto, Paraná do Espírito Santo de Cima e Paraná do Espírito Santo do Meio. Os serviços de preparação de solo, com grade aradora e grade niveladora foram iniciados pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) na Fazenda São João, no Boto, nesta semana.
O trabalho de mecanização pioneiro na várzea, elaborado pelo secretário municipal de produção rural, Tião Teixeira, é designado pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia. Os agricultores familiares atendidos pelos serviços providenciam combustível para a operação do trator, adubos e sementes, enquanto a Sempa tem a responsabilidade em fazer a preparação das áreas com acompanhamento técnico.
O produtor rural, José Domingos de Souza, vai plantar milho, jerimum e macaxeira em um hectare de área mecanizada pela Sempa. “São prioridades para a gente comer e vender. Quero agradecer ao empenho do prefeito Bi Garcia e do secretário Tião Teixeira que escolheram minha propriedade para começar esse trabalho, antes feito na enxada ou no cercado (com gado). Com fé em Deus, teremos uma boa colheita”, afirma.
A expectativa do secretário Tião Teixeira, com a mecanização desde o Boto até o Paraná do Espírito Santo do Meio, é aumentar a safra nos próximos meses para o abastecimento da cidade. “É uma grande conquista para os nossos irmãos da várzea. Nós conhecemos o potencial de todos aqui. Incentivamos os protagonistas da pecuária e da agricultura. É motivo de muita alegria para a gestão do prefeito Bi Garcia”, explica.
O subsecretário municipal de Produção Rural, José Cursino Martins, o coordenador de Produção Vegetal, Luis Carlos Roçoda, e o operador de máquinas pesadas, Rômulo Luiz, estão engajados na execução da mecanização na várzea, com apoio logístico do ferryboat Arthur Virgílio Filho. Todas as propriedades do Boto ao Paraná do Meio, contempladas pelos serviços, receberam visita técnica da equipe da Sempa.