Na próxima semana, de 26 a 29 de fevereiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizará o curso “Movelarias e Produtos Florestais Não-Madeireiros”. O público-alvo da capacitação, que será 100% online, são os técnicos do instituto atuantes nas 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados. O prazo de inscrição para o curso será encerrado nesta quinta-feira (22/02).
A capacitação tem como objetivo esclarecer aos participantes os procedimentos necessários para a obtenção do licenciamento ambiental pelas movelarias, além do acesso a políticas públicas específicas aos setores florestal madeireiro e não madeireiro.
Na programação do curso constam debates e 11 palestras, que serão ministradas por técnicos da Gerência de Apoio à Produção Madeireira (GPM) e Gerência de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira (GPMN) do Idam e, também, por técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Nadiele Pachêco, Filipe Campos de Freitas e Riziomar Rodrigues da Silva estão entre os palestrantes da capacitação.
Já entre os assuntos abordados durante a capacitação estão ‘Licenciamento Ambiental para Movelaria’, ‘Acesso a Políticas de Preços Mínimos (PGPM-Bio) e ‘Estratégias para Prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)’.
“A intenção é esclarecer dúvidas relacionadas aos atendimentos prestados às movelarias. Vamos pontuar os questionamentos mais recorrentes e, além disso, durante os debates, as perguntas dos participantes serão respondidas, com o intuito de otimizar os atendimentos prestados nas UnLoc’s e postos avançados e atender da melhor forma possível a demanda do setor”, disse o palestrante Filipe Campos Freitas.
Mais informações
O curso ‘Movelarias e Produtos Florestais Não-Madeireiros’ é uma iniciativa do Idam, por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef), com o apoio do Ipaam.
As inscrições para a capacitação estão abertas até esta quinta-feira (22/02), são gratuitas e podem ser realizadas por meio do e-mail [email protected]. No ato da solicitação, devem contar o nome completo e e-mail do participante, que receberá as demais orientações sobre o curso.
Foto: Arquivo/Idam