É comum muitas pessoas passarem do ponto, durante as festas de Carnaval, seja na ingestão de alimentos ou no consumo de bebidas alcoólicas. A combinação entre álcool e folia pode até alegrar a festa, mas traz consequências sérias para o organismo. A ressaca é um exemplo disso.
Os desfiles, bloquinhos e shows movimentaram o País levando milhares de pessoas a curtirem as festas carnavalescas neste feriado prolongado. O consumo exagerado de cervejas, caipirinhas entre outras bebidas alcoólicas leva muitas pessoas a se sentirem mal horas depois, principalmente quando não se intercala com água. Dores de cabeça, no corpo, no estômago causando vômitos, são alguns dos efeitos da ressaca.
Para a nutricionista Renata do Lago Vieira chegar a este ponto é muito perigoso, tanto para o organismo como para a segurança das pessoas. O consumo destas bebidas leva a desidratação, perda da coordenação motora e da capacidade de tomar decisões, além disso, podem causar alterações no ritmo cardíaco normal.
Água de coco, sucos, e água mineral são grandes aliados na hora de tratar os efeitos da ressaca, além de uma alimentação com alto teor de água, compostos antioxidantes e ricos em carboidratos são algumas opções.
“O gengibre é um dos alimentos indicados para o combate aos enjoos, náuseas e vômitos. O melão e a banana entram no cardápio como fontes de carboidratos naturais, auxiliando no nível de glicose adequado no sangue. Já o macarrão, alimento consumido por grande parte dos brasileiros, é ótimo para enfrentar a fadiga e a lentidão causadas pela ressaca, devido a fácil absorção pelo organismo do carboidrato presente”, indicou Renata.