O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cancelou a vinda à Manaus, onde iria palestrar em um seminário sobre Direito Eleitoral na abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM), por incompatibilidade de agenda, Moraes não poderá participar do evento e a visita dele foi adiada.
O seminário de Direito Eleitoral está marcado para acontecer no dia 3 de março, das 9h às 17h, na capital amazonense. Segundo informações repassadas ao TCE-AM pela Alfa Escola de Direito (Unialfa – Fadisp), organizadora do evento, existe a possibilidade da visita do ministro ocorrer no segundo semestre deste ano.
Atual presidente do TSE e professor associado da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre de Moraes ocupa o cargo de ministro do STF desde 2017 e tem atuado contra atos antidemocráticos, combate às fake news e ataques a instituições públicas.
A visita do ministro à capital amazonense era ponto de preocupação interna entre políticos, segundo bastidores, em virtude da cidade ser, em sua maioria, apoiadora do ex-presidente Bolsonaro (PL). Além de protagonizar com o ex-chefe do Executivo uma das relações mais tumultuadas da política brasileira, as recentes decisões de Moraes, que vão de encontro aos interesses bolsonaristas, têm levado o presidente do TSE a virar alvo de críticas e ameaças.
Direito Eleitoral
De acordo com a nova programação o seminário continua sendo coordenado pelos doutores Thiago Matsushita e Lauro Ishikawa. O presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, e o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, conselheiro Mario de Mello, serão os anfitriões do evento.
As vagas do evento são limitadas, e estão disponíveis em https://ecpvirtual.tce.am.gov.br. O seminário tem como público-alvo os servidores públicos e jurisdicionados. Mais informações pelos telefones 3301-8301 ou (92) 98855-2281 (WhatsApp).Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil