Harmoniosos ou artificiais? Comumente utilizadas para dar um novo formato aos dentes e sorriso, as lentes de contato dentais dividem opiniões nas redes sociais. O tratamento existe desde os anos 90, mas, foi devido à evolução da estética odontológica aliada a uma ampla adesão por parte dos famosos que, nos últimos anos, o procedimento ganhou mais notoriedade no país.
Apesar do objetivo principal do uso das lentes ser de melhorar o sorriso, além de harmonizar a arcada, eliminar imperfeições e assimetrias, observa-se que algumas pessoas vão na contramão disso e, a Internet não perdoa. E para não acabar virando meme nas mídias sociais – principalmente pela falta de naturalidade em alguns sorrisos – a dentista Ana Rita Sanches alerta para alguns cuidados necessários na hora de optar pelo tratamento.
“Se trata de um procedimento seguro, com riscos mínimos e que fica lindo se bem executado. Portanto, antes de tudo é preciso procurar um profissional capacitado e experiente, pois é um investimento no sorriso e deve-se chamar atenção pelos motivos certos, pela beleza, harmonia e estética que as lentes proporcionam”, disse a especialista.
Confira abaixo mais informações sobre as lentes:
- Qual a diferença entre facetas e lentes de contato dentais?
A faceta é uma lâmina mais grossa, e envolve preparo do dente (desgaste do dente). A Lente de Contato Dental é extremamente fina e exige pouco ou nenhum preparo no dente (desgaste dental ), ou seja, a lente de contato é um procedimento que desgasta menos o dente.
Não é preciso colocar em todos os dentes, depende da necessidade, esta é outra pergunta bem frequente no consultório.
- Quais os riscos?
Em primeiro lugar, é importante entender como está o estado de saúde do paciente. Fazer uma boa avaliação clínica, compreender as necessidades e avaliar se de fato é indicado as lentes. Caso seja, o próximo passo é executar um bom planejamento .
- Quais as orientações de cuidado?
Não utilizar os dentes para morder ou abrir objetos, isso evita os riscos de fraturas na lente;
Escovar os dentes após as refeições;
Adquirir o hábito de usar o fio dental;
Em caso de bruxismo, é necessário fazer o uso de placas de relaxamento específicas para esse distúrbio.
- Como evitar o efeito artificial?
Existe uma escala de cores. O que acontece muitas vezes é que as pessoas acabam optando por um dente excessivamente branco e um trabalho de qualidade duvidosa, o que deixa o sorriso com o aspecto não tão natural, culminando em insatisfação do paciente.
- Para quem é indicado e contraindicado?
Indicações:
Restauração de dentes fraturados ou lascados;
Auxílio nos tratamentos ortodônticos;
Correção da coloração alterada na dentição — como manchas no esmalte dentário;
Ajuste no espaço dental extra — diastema;
correção de ângulos;
Aumento do comprimento ou da largura dos dentes;
Acerto do contorno dos dentes.
Contraindicações:
Crianças ou adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento facial;
Dentes acinzentados por tratamento de canal;
Dentes com extensas restaurações.
- Quantas pessoas você atende no consultório em busca desse tipo de procedimento?
A busca por Lentes Dentais ultrapassa Lipo e Silicone. O número de operações como implantação de próteses de silicone e lipoaspiração tem crescido, em média 10% ao ano no Brasil; enquanto a busca pelas lentes de contato bucais registrou um aumento de 300%, estima a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE).
Quanto ao meu consultório a procura por estética gira em torno de 80%, correção do sorriso com ortodontia, para confecção de lentes minimamente invasivas. Outra situação na qual já tivemos que trabalhar algumas vezes, é na questão de ter que corrigir, por diversas razões, algum procedimento, ou porque tem lentes em resina e quer migrar para a lente de porcelana ou porque fez excessivamente branco e deseja mudar para uma cor mais natural, dentre outros.
- Como escolher o profissional com segurança?
Procure visitar a clínica, conhecer o profissional, avaliar trabalhas realizados por ele e buscar referências.