[ATUALIZAÇÃO – 03/02/2023, às 18h13]: Em novo contato, a Xbox Brasil disse que não confirmou o encerramento da fabricação e distribuição de jogos em mídia física do Xbox. Apesar de a nota da empresa sugerir que somente games em formato digital serão vendidos no mercado local, a empresa disse que não irá se posicionar sobre o assunto. O texto foi alterado para refletir o posicionamento da marca.
[Original – 03/02/2023, às 17h11]: A Microsoft deve encerrar a fabricação e distribuição de jogos em mídia física do Xbox no Brasil. Distribuidores e lojistas já estão sabendo da decisão comercial da marca. O Voxel, inclusive, confirmou essa informação com lojistas.
Excetuando os jogos que já foram prensados e que já estão nas lojas (além dos usados), a partir de agora os jogadores só deverão ter acesso a jogos do Xbox One e Xbox Series X/S por via digital. Além disso, é importante reforçar que a operação dos consoles continua normalmente. Ou seja, os hardwares continuarão sendo produzidos e vendidos por aqui sem nenhuma alteração.
Os rumores sobre a situação começaram a circular ainda nesta sexta-feira (03). No Twitter, o podcaster Daniel Reen publicou uma imagem de uma loja informando sobre a questão.
Reen pontuou que o motivo do encerramento da produção e distribuição de jogos físicas seria as “baixas vendas”, que têm gerado prejuízo para os lojistas.
O processo de prensagem dos discos, impressão dos encartes e toda a logística de distribuição acaba encarecendo o produto. Por causa disso, os consumidores acabam pagando mais caro em jogos em mídia física (principalmente quando elas são compradas em lojas físicas espalhadas em shoppings ou centros comerciais).
E de acordo com a apuração do Voxel, a decisão da Microsoft pode ir além. A empresa também pode paralisar a dublagem e localização dos seus títulos em PT-BR. A reportagem ouviu de uma fonte do mercado sobre essa possibilidade.
Movimentos de mercado
O primeiro console oficial da Microsoft que desembarcou no Brasil foi o Xbox 360, que chegou por aqui em dezembro de 2006. Um período depois, chegaram os primeiros jogos físicos por aqui. Contudo, ao passar dos anos, as capinhas e discos começaram a cair em desuso e foram aos poucos sendo substituídas pelos formatos digitais.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Newzoo, em 2022 a proporção de jogos em mídia física vendidos foi apenas de 5,8%, contra 94,2% de games digitais.
O movimento dos consumidores fez com que as empresas alterassem o modelo de negócios. E um indicador da mudança que está acontecendo agora na Xbox aconteceu no ano passado, quando a empresa anunciou que começaria a vender games first-party a partir de códigos digitais.