O Festival deste ano mostrou para o Boi Garantido que é necessário reformular muitas coisas.
O Garantido levou para arena do Bumbódromo quatro levantadores: David Assayag, Edilson Santana, Sebastião Junior e Márcia Siqueira.
Sebastião Junior no domingo, na passagem de som, deixou claro sua insatisfação com a diretoria, despedindo-se da Galera e ao som de “Fica Sabá” emocionou a todos.
Porém, bem antes disso, um dos maiores compositores do Bumbá, Paulinho Du Sagrado, já havia anunciado sua saída e com a despedida de Sabá, como é carinhosamente tratado pela Nação e Branco, ficou mais do que claro que havia um racha dentro do Boi.
Na apuração desta segunda-feira, o presidente, Antônio Andrade Barbosa, se quer apareceu e logo David Assayag e Edilson Santana (contratados este ano pelo Bumbá) também pediram para sair.
Com tantos pedidos de demissão e a derrota do Festival, o “Boi da Tradição” virou meme nas redes sociais.
Mas como todo torcedor do Garantido é garra, o apresentador Israel Paulain se reuniu com torcedores e artistas plásticos do Garantido e informou que assume “a missão, a liderança de reconstruir o Boi Campeão”, veja o vídeo:
Paulain fez uma nota à Nação Vermelha e Branca em suas redes sociais:
“Comunicado à Nação Vermelha e Branca inigualável.
Uma revolução em Paz na Baixa do São José!
Sim, é isso que quero convocar a minha nação vermelha e branca para juntos fazermos do nosso amado @boigarantido. Unidos vamos trazê-lo de volta ao trilhos da vitória, da transparência para dar muitas alegrias novamente a todos nós. Como apresentador ao longo de 20 anos e acima de tudo um torcedor muito apaixonado pelo meu boi, quero de público assumir esse compromisso de RECONSTRUIR um BOI CAMPEÃO artisticamente e administrativamente com todos vocês, meus inigualáveis, e desde já tenham a certeza que o verdadeiro dono do Garantido é seu incomparável Povão da Baixa do São José, o legado de Lindolfo Monte Verde, afirmando que trabalharei incansavelmente para contar com meu parceiro Sebastião Junior nesse resgate de nossa identidade na arena do Bumbódromo. A revolução em paz é agora; e estarei a frente de tudo, irmanado com meu povo de luta, para que a história do nosso Boi Garantido seja respeitada ! Viva o maior campeão do Festival de Parintins.
Saudações Encarnadas do seu Curumim Perreché”.
Israel Paulain”
Israel cita em seu vídeo que fará de tudo para trazer de volta o levantador de toadas, que há 12 anos está à frente do Garantido, Sebastião Junior.