Em publicação nas redes sociais neste sábado (21), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu a necessidade de uma reforma tributária para corrigir as distorções do sistema de tributos e as altas taxas de impostos que incidem sobre os alimentos.
Na avaliação do parlamentar, a atual carga tributária penaliza os mais pobres, diminuindo a comida na mesa dos brasileiros.
“O peso médio dos tributos sobre alimentação no Brasil chega a 22,5%, enquanto o padrão internacional situa-se em 6,5%. Defendo menos impostos, o que significa mais consumo, mais produção e mais emprego. Reforma Tributária já! Vou brigar por uma reforma que alivie a carga de alimentos”, destacou o senador na publicação.
Os dados mencionados pelo senador Plínio Valério são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), segundo os quais o peso médio dos tributos sobre alimentos no país chega a ser bem maior em relação aos países estrangeiros.
“Trata-se de uma equação simples: menos impostos significa mais dinheiro no bolso. Mais dinheiro no bolso significa mais consumo, mais produção, mais empregos. Quando se trata de alimentos, o potencial se multiplica, pois, a tributação atinge toda população, em particular os mais pobres”, salientou.