Existe uma raça de cães determinada a ser a mais esperta do mundo? Um estudo realizado por cientistas avaliou as diversas capacidades cognitivas dos pets e comprovou que o pastor-belga malinois é o cachorro mais inteligente do planeta. A famosa raça border collies conquistou o segundo lugar no pódio. Há, no entanto, diversas polêmicas que envolvem os métodos utilizados para definir tamanha sagacidade.
Em meio a tantos estudos, é possível identificar diferentes tipos de inteligência, tanto em cachorros quanto em seres humanos. No caso dos pets, os cientistas usaram uma bateria para testes cognitivos, conhecida como smartDOG, e examinaram aproximadamente mil cães. Resoluções de problemas, comportamento, controles impulsivos, memória e lógica foram os quesitos explorados na avaliação.
‘‘A extraordinária diversidade genética e comportamental das raças de cães oferece uma oportunidade única para investigar a hereditariedade de características cognitivas, como capacidade de resolução de problemas, cognição social, controle inibitório e memória’’, disseram os autores do estudo.
Pontos altos e baixos
Alguns cães têm suas vantagens e desvantagens, devido às próprias características do pet, conforme observou o estudo. Um exemplo são os labradores e os cachorros da raça golden retriever. Esses animais são ótimos em ler gestos humanos, mas ruins em resolver problemas.
No pódio dos mais inteligentes, os pastores-belgas malinois garantiram a medalha de ouro. Utilizados com cães de segurança, inclusive nas polícias do Distrito Federal, esses pets conseguem resolver problemas com facilidade, já que possuem um bom faro. A raça, no entanto, ficou entre as piores no teste de cilindro, juntamente com os pastores alemães.
‘‘O border collie e o pastor australiano estiveram entre as raças com maior pontuação no teste do cilindro, indicando alto controle inibitório. Em contraste, o malinois e o pastor alemão foram algumas das raças com pontuação mais baixa’’, explicaram os estudiosos à frente da pesquisa.
Segundo os cientistas, esses tipos de raças caninas são usadas em trabalhos que exigem uma rápida capacidade de resposta. Isso geralmente está relacionado ao baixo controle inibitório e alta impulsividade dos cães, como representado na avaliação.
Finalidade do estudo
Segundo os pesquisadores, há poucos estudos que investigam as individualidades de cada raça canina, especialmente em traços cognitivos. O levantamento realizado fornece uma imagem mais completa do comportamento típico dos cachorros.
*Com informações do Metrópoles