Desafios e pressões no trabalho, problemas de relacionamento e crise financeira são alguns tipos de adversidades que em algum momento da vida as pessoas vão se deparar. Saber lidar e superar estas situações são fundamentais para se viver com qualidade e longe das doenças e síndromes mentais.
Conforme o psicólogo Carol Costa Júnior, entende-se que a saúde mental é sobretudo saber ressignificar as situações difíceis que acontecem na vida. E a campanha Janeiro Branco aborda, logo no início do ano, período de recomeços, a importância da busca pelo autoconhecimento como forma de manter o equilíbrio mental.
“A saúde mental é algo que deve ser trabalhada diariamente e não necessariamente está ligada somente a sensação de felicidade e realização de coisas boas, entende-se também que ela é o ato de saber encarar as experiências difíceis do dia a dia. É um movimento de constante aprendizado e crescimento pessoal”, explica Carol.
A insatisfação no trabalho associada à sobrecarga de demandas é uma das situações responsáveis pelo avanço de doenças mentais como a ansiedade e depressão. Um exemplo é a Síndrome de Burnout, distúrbio emocional causado pelo excesso de trabalho. Entre os sintomas, as pessoas sentem exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.
“Dormir e se alimentar bem, praticar atividades físicas regulares, ler um bom livro e ter momentos de lazer são algumas orientações que ajudam a manter o equilíbrio mental. No trabalho, é vital que se tenha um horário de intervalo, para que as pessoas possam descansar. Alongar o corpo durante o expediente, buscar não levar trabalho para casa sabendo que é preciso ter hora pra tudo, são algumas formas de não adoecer mentalmente e produzir melhor”, orienta o psicólogo Carol.