Os trabalhos “Caracterização do perfil de microvesículas derivadas de células em pacientes pediátricos com leucemia linfoblástica aguda de células B submetidos a terapia de indução” e “Análise da distribuição da mutação JAK2V617F em pacientes com neoplasias mieroproliferativas crônicas atendidas na Fundação Hemoam no período 2017-2020” conquistaram o Prêmio Científico do 7th ISIH. A cerimônia encerrou o 7º Simpósio Internacional em Imunologia e Hematologia (7th ISIH).
Mais de 40 trabalhos nas áreas de hematologia e imunologia foram inscritos no 7th ISIH e 32 foram aceitos pela Comissão organizadora do Simpósio. O evento reuniu pesquisadores e estudantes das áreas de Imunologia e Hematologia e foi realizado no auditório Eulálio Chaves, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A mestranda em Ciências Aplicadas à Hematologia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGH/UEA), Wanessa Horreda Laranjeira, sentiu-se honrada em receber o prêmio.
“Trabalho há dois anos com neoplasias mieroproliferativas e isso é um reconhecimento do meu trabalho. É uma motivação para seguir em frente, pois estou iniciando o meu mestrado e já entro com o pé direito”, disse orgulhosa.
Ainda receberam menção honrosa os trabalhos de imunologia “Análise da frequência de células T γδ derivadas da medula óssea e do sangue periférico na leucemia linfoblástica aguda pediátrica de células B”, de Mateus de Souza Barros; e “Razão de neutrófilos/linfócitos como possível preditor de complicações teciduais em picadas de cobra BOTROPS”, de Juliana Costa Ferreira Neves.
Também receberam menção honrosa os trabalhos de hematologia, Bruno Eduardo Feitosa do Nascimento com o trabalho “Perfil molecular de pacientes com leucemia mielóide crônica em uso de inibidores de tirossiquinas de segunda linha no HEMOAM” e Jhemerson Fernandes Paes com o trabalho “Caso raro de neoplasia mieloproliferativa familiar identificado em pacientes da fundação Hemoam”.
Os conferencistas responsáveis pelo encerramento do 7º Simpósio Internacional em Imunologia e Hematologia (7th ISIH) foram a virologista, Jordana Reis, o pesquisador em doenças parasitárias Peter Kima e o PhD em Sistemas Sensoriais e de Aprendizagem, Massimo Bottini.
Fernanda Garcia, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), explica que este é o primeiro simpósio internacional que participa como aluna e avalia como bastante significativo para a sua área e para a troca de conhecimento.
“Esse é o primeiro simpósio internacional que participo. Submeti o meu trabalho por gostar de Imunologia, porém aqui no Estado essa área é negligenciada para a comunidade, ou seja, muito fechada para a academia. E o meu objetivo, como professora, é conseguir aprender bem a Imunologia e transmitir o conhecimento para a comunidade”, explica.
Na avaliação do coordenador do 7th ISIH, Dr. Allyson Guimarães, o Simpósio foi um sucesso e convidou os participantes para o próximo evento.
“Quero agradecer a todos os envolvidos na organização, aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA), da Ufam, Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e dizer que em junho de 2023 teremos o 5º Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia em Manaus”, finalizou.