No mês de maio são destacadas ações para chamar a atenção da sociedade civil quanto aos números de mortes e acidentes causados no trânsito. Segundo informações do Observatório Nacional de Segurança Viária, a cada hora, seis pessoas morrem por sinistros no Brasil ocorridos no trânsito e, com o objetivo de reduzir os acidentes, o Governo Federal lança a campanha com o tema: “Desacelere. Seu Bem Maior é a Vida”.
A Dra. Vanessa Milanese, Diretora de Comunicação da SBN, destaca a importância em reduzir os acidentes de trânsito, principalmente de motocicletas. “O motociclista, muitas vezes, chega no hospital com traumas na cabeça e coluna, ou até nas duas regiões. Nestas situações, o atendimento deve ser realizado o quanto antes, pois qualquer minuto perdido pode fazer a diferença no tratamento. A velocidade, as distrações ao volante e falta de uso de equipamentos de segurança, como cintos e capacetes, são temas que precisam ser constantemente lembrados”, diz.
Segundo dados da do anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número total de mortes no trânsito em 2024 foi de 6 mil pessoas e 84 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito no Brasil. “A SBN, por meio de seus membros associados, constantemente compartilha relatos de atendimento emergenciais envolvendo trauma cranioencefálico e de coluna. Orientações sobre traumatismo craniano, lesões da coluna vertebral e dos nervos periféricos, de modo educativo e contínuo à população, devem ser reforçados por todos os especialistas de neurocirurgia”, comenta a neurocirurgiã.
Prevenir acidentes é o melhor caminho
Para a SBN, é cada vez mais importante promover a conscientização sobre a prevenção de lesões cerebrais e de coluna causadas por acidentes de trânsito, destacando a importância de medidas preventivas e seguras para reduzir o número de ocorrências e salvar vidas. “É preciso coragem, campanhas, investimento e responsabilidade para prevenir e evitar o alastramento desse tipo de trauma que ceifa tantas vidas ou incapacita milhares de pessoas pois, mesmo quando o acidentado não venha a falecer, ele pode ficar tetraplégico, paraplégico e com problemas neurológicos se a sua medula for muito comprometida. São minutos que podem mudar uma vida completamente”, finaliza a médica.
* Em maio de 2024, a SBN esteve no Parque da Mobilidade Urbana, onde recebeu um prêmio pela campanha: “Pare, Pense e Prossiga: prevenir acidentes é o melhor caminho”. O Destaques do Maio Amarelo é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e visa premiar entidades que promovem campanhas de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trânsito.