Vai começar o Campeonato Brasileiro Feminino A3 para as três equipes amazonenses. As primeiras a entrarem em campo serão Recanto e Tarumã, que se enfrentam no duelo baré, nesta sexta-feira (25/04), às 15h30, no estádio Ismael Benigno, a Colina. Já o Manaus FC, encara a Tuna Luso (PA), na segunda-feira (28/04), às 15h, no estádio Carlos Zamith.
Em 2024, o Recanto disputou o Brasileirão Feminino A2 e acabou rebaixado. Pela Série A3, o Tarumã caiu para o Rio Negro (RR) na primeira fase. O Manaus FC é estreante no cenário nacional da modalidade. Para a atual temporada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementou uma mudança no regulamento da Série A3. Antes, os times se enfrentavam em mata-mata desde o início. Agora, passarão pela fase de grupos antes das eliminatórias.
Recanto e Tarumã estão no grupo A1, junto de Galvez (AC) e Rolim de Moura (RO). O Manaus está no grupo A5, onde vai encarar Tuna Luso (PA), São Raimundo (RR) e Ypiranga (AP). A fase de grupo será disputada em três jogos e os dois melhores de cada grupo avançam para o mata-mata.
Futebol feminino valorizado pela FAF
O Campeonato Amazonense Feminino, o Barezão Delas, organizado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), teve relevância para determinar os representantes amazonenses no Brasileirão A3. O Tarumã conquistou a vaga por ter sido vice-campeão. Já o Manaus FC fez uma grande campanha, chegou até a semifinal e foi eliminado para o campeão, Instituto 3B. Devido ao posicionamento da FAF no Ranking Nacional de Futebol Feminino de Federações, o Gavião herdou uma das vagas dos três clubes de Tocantins, excluídos da Série A3.