Com mudanças estruturais nos tributos, novas regras de apuração e exigências de conformidade, a Reforma Tributária pode impactar todas as empresas brasileiras a partir do próximo ano. Com o desafio de se preparar para evitar custos desnecessários durante a transição, a B2Finance convidou um time de especialistas para ajudar líderes, controllers e diretores financeiros (CFOs) a antecipar os impactos operacionais, fiscais e tecnológicos. Com inscrições abertas, o B2 Elevate – Reforma Tributária: Como adequar sua empresa a esta transformação? Acontece na quinta-feira (24 de abril) com transmissão ao vivo a partir das 09h.
“Qualquer empresa que não esteja mirando a Reforma Tributária neste momento, já está atrasada. Embora o projeto estabeleça um período de transição até 2033, alguns entendimentos já começam a valer agora. Antecipar-se às mudanças pode evitar erros e custos desnecessários, além de representar uma vantagem competitiva para os negócios. Frente à maior mudança fiscal dos últimos anos, apenas conhecimento técnico não basta, por isso reunimos especialistas jurídicos e de tecnologia para apoiar a preparação de C-Levels neste novo desafio”, explica o CEO da B2Finance, Mauro Inagaki.
Novas estratégias corporativas
A regulamentação não apenas transforma as regras fiscais, mas também impõe exigências significativas no campo da tecnologia, incluindo a integração de sistemas e a automação dos processos fiscais. A primeira mesa-redonda do encontro, reúne o CEO da B2Finance, Mauro Inagaki; o advogado Alexandre Tróia, sócio responsável pela área de Consultoria Tributária do escritório Gaia Silva Gaede Advogados; e Daniel Gelcer, advogado e gerente sênior da área de Contencioso Tributário do Gaia Silva Gaede Advogados, para detalhar o que muda com a reforma e como a tecnologia e o BTO podem representar um salto de eficiência contábil e financeira.
“É importante que os responsáveis pela área financeira e contábil tenham acesso a visões técnicas, jurídicas e de mercado referentes à Reforma Tributária para conseguir repassar e instruir às equipes com eficiência. Além disso, não podemos esquecer que a transição não precisa ser um jogo de erros e acertos, a tecnologia BTO, algumas que inclusive unem ERP e IA Generativa, está disponível para tornar a mudança muito menos trabalhosa, com segurança de dados, conformidade tributária e até lucrativa para as empresas que consigam se planejar”, complementa Inagaki.
Em seguida, Rodrigo Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) apresentará uma palestra sobre os principais pontos da Reforma Tributária, impactos e desafios para o período de implementação, que segue até 2033. Para participar do evento online, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do B2Elevate: https://bit.ly/B2Elevate-ReformaTributária.