A temporada 2025 do Campeonato Brasileiro Série D começa neste fim de semana para os representantes amazonenses, Manaus FC e Manauara E.C. No sábado (19/04), o Manauara estreia na competição nacional, contra o Independência (AC), às 15h, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, enquanto o Manaus FC encara o Trem (AP), às 15h, fora de casa, no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá.
Fundado em 2013, o Manaus FC já teve passagem marcante pela Série C e disputou por três anos consecutivos a terceira divisão nacional. Porém, após o rebaixamento, o clube aposta em uma reformulação profunda para voltar ao cenário de elite do futebol nacional. Com jogadores experientes e uma comissão técnica reformulada, o Gavião do Norte quer fazer valer sua tradição recente e garantir uma das quatro vagas com acesso à Série C.
O Manauara EC é o caçula do futebol amazonense, fundado em 2020, mas já acumula feitos importantes. O clube conquistou a simpatia da torcida local e foi vice-campeão estadual recentemente, mostrando que chegou para ficar. Com um projeto jovem, mas ambicioso, o Robô da Amazônia quer surpreender e conquistar um lugar entre os grandes do futebol brasileiro.
Os representantes amazonenses estão no Grupo A da competição, juntamente com Independência (AC), Humaitá(AC), Tuna Luso(PA), Águia de Marabá (PA), GAS (RR) e Trem(AP).
O caminho até o acesso
Nesta edição serão 64 equipes, em busca do acesso, divididos na primeira fase em oito grupos, com oito integrantes cada. Eles disputam 14 partidas turno e returno e os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. Concluído a segunda fase, a competição é disputada em formato mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem uma vaga na Série C do Brasileirão 2026 e o campeão é definido após partidas de ida e volta da final.