As inscrições já estão abertas para quem deseja participar do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day – WCD) em Manaus como inspirador, voluntário ou anfitrião. Trata-se do maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Em Manaus, o WCD tem o Instituto Valendo como mantenedor e o professor Erick Mattos como líder. Beto Contartesi é o embaixador do WCD para a Amazônia Ocidental, coordenando a participação integrada de Manaus, Porto Velho e Rio Branco no evento.
Com milhares de atividades inteiramente gratuitas, a oitava edição do evento, que faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril, em 65 municípios. As inscrições para ser inspiradores, voluntários ou anfitriões podem ser feitas no site do Instituto Valendo (www.valendo.org.br). As inscrições seguem até o dia 7 de março.
Os voluntários recebem certificado nacional de participação do evento válido como horas complementares, neste perfil direcionado a estudantes universitários e profissionais que desejam participar do time de produção do evento para vivência prática de todas as atividades.
Os inspiradores têm oportunidade de compartilhar seu conhecimento e apresentar sua marca, produto, serviço, empreendimento, projeto de impacto ou case aplicado, por meio de por meio de painéis, palestras, workshops e performances, que acontecem em várias partes da cidade.
As inscrições finalizam todo planejamento e definem o time de produção e os atores, protagonistas da Economia Criativa local, que serão inspiração para novas lideranças e para os profissionais cada dia mais demandados no presente e que serão parte da maior matriz econômica do Século XXI, segundo economistas e especialistas em todo mundo.
Manaus participa pelo segundo ano consecutivo do Dia Mundial da Criatividade. Em 2024, a cidade ficou na lista Top 10 das cidades mais bem-sucedidas do evento global. Neste ano, a proposta é ampliar e consolidar o World Creativity Day no calendário anual de eventos da cidade.
Trata-se de uma oportunidade de apresentar a economia criativa produzida na capital do Amazonas, seus atores e atrizes e o potencial que a Amazônia preservada brasileira tem para contribuir com o PIB nacional neste importante setor da economia do País.
“Chegou a hora de conhecermos e reconhecermos os fazedores de economia criativa em Manaus”, afirma o embaixador do WCD para a Amazônia Ocidental, Beto Contartesi. Segundo ele, esses fazedores de economia criativa podem ser empresas, startups. produtos, serviços, projetos de ideação ou de estudos de casos nos diversos setores da economia criativa, como gastronomia, artesanato, moda, cultura geek e gammer, bioeconomia, desenvolvimento de sistemas, softwares, aplicativos, robótica, IA, internet das coisas, música, artes cênicas, economia verde, economia circular e muito mais. “Chegou a hora de conhecermos quem é que faz a economia criativa na cidade”, diz.
Inovação e criatividade
A Organização Mundial da Criatividade, responsável pela realização do WCD, espera atrair voluntários que tenham identificação com a economia criativa e a inovação, principais pilares do Dia Mundial da Criatividade; inspiradores capazes de conceber palestras e workshops relevantes para gerar impacto positivo nas comunidades; gestores de espaços públicos e privados que queiram transformar esses lugares em hubs de inovação e criatividade e, por fim, parceiros interessados em contribuir com apoio institucional, de mídia, relacionamento ou patrocínio.
Com o tema “Gerações Criativas: Transformando talentos em impacto”, a edição 2025 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto.
O objetivo, mais uma vez, é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação. Para o público, as inscrições gratuitas para cada atividade serão abertas em março.
“Recebemos com entusiasmo as capitais Manaus, Porto Velho e Rio Branco como sedes do festival Dia Mundial da Criatividade em 2025, com apoio do Instituto Valendo, catalisando a vibrante diversidade cultural da Amazônia”, afirma Du Serafim, diretor executivo da World Creativity Day.
“Ao acolhermos a criatividade inerente destas capitais, impulsionamos a valorização de tradições e inovações locais, conectadas com a efervescência de outras 63 cidades de todo o Brasil, criando um ambiente fértil para novas oportunidades econômicas e sociais enquanto se fortalece a identidade e o potencial criativo do país”, pontua Du Serafim.
Para João Fernandes, gestor do Casarão de Ideias, local que participa pelo segundo ano consecutivo como anfitrião do Dia Mundial da Criatividade em Manaus, participar mais uma vez do evento reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido com a economia criativa na cidade.
“É muito importante a possibilidade que todo esse evento constrói para que a gente possa cada vez mais sinalizar que a criatividade é essa relação de futuro, a criatividade tem essa relação direta com o fazer do Casarão de Ideias e é por isso que a gente acredita neste evento e mais uma vez somos parceiros dessa atividade”, afirmou João Fernandes.