A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus), Ione Tôma, recebeu nesta segunda-feira (10/2), na sede da instituição, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a secretária executiva da Secretaria de Pessoas com Deficiência (Sepcd), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Selma Trindade. O encontro teve como objetivo fortalecer parcerias e discutir novas ações para ampliar os serviços oferecidos às pessoas atendidas pela Apae.
Atualmente, a Apae Manaus conta com o Termo de Fomento 014/2024, firmado com a Sejusc, que garante o suporte de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social e Administração. Esse apoio possibilita um atendimento mais amplo e especializado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla que são assistidas pela instituição.
A reunião aconteceu no mesmo dia em que a Apae realizava um encontro com pais e responsáveis para discutir o retorno do ano letivo, o que tornou o momento ainda mais oportuno. “Foi uma reunião muito produtiva e essencial para o fortalecimento do nosso trabalho. A Apae está aberta a novas parcerias, tanto de instituições públicas quanto privadas, e quem quiser contribuir pode fazer a doação via PIX: CNPJ 04.216.628/0001-80. Toda ajuda é fundamental para continuarmos oferecendo um serviço de qualidade às pessoas com deficiência e suas famílias”, ressaltou a presidente da instituição, Ione Tôma.
Além do reforço no apoio aos serviços já oferecidos pela Apae, a secretária executiva Selma Trindade destacou a importância da inclusão social e anunciou o suporte da Sejusc para a emissão de documentos e carteiras de identificação para Pessoas com Deficiência (PcDs), facilitando o acesso a direitos e benefícios. Ela também apresentou o programa Crédito Mais Inclusão, voltado para mães atípicas que trabalham de forma autônoma, muitas delas sem condições de exercer atividades fora de casa devido aos cuidados diários com seus filhos PcDs.
“Faço questão de conhecer de perto as instituições apoiadas pelo Governo do Estado, pois só assim podemos entender melhor suas necessidades e buscar soluções mais eficientes. A Apae Manaus realiza um trabalho fundamental, e queremos fortalecer essa parceria para garantir que os atendidos tenham acesso a mais oportunidades e qualidade de vida”, afirmou Selma Trindade.
O Crédito Mais Inclusão é uma iniciativa da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) em parceria com a Sejusc, oferecendo suporte financeiro para que essas mães possam investir em pequenos negócios e garantir uma renda própria. A secretária reforçou que a pasta segue empenhada em criar oportunidades para que as pessoas com deficiência e seus familiares tenham mais autonomia e dignidade.
Com esse encontro, a Apae Manaus reafirma seu compromisso com a inclusão e a assistência especializada, buscando constantemente parcerias e recursos para aprimorar seus serviços e proporcionar um futuro mais digno para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.