Além de uma peça-chave para completar o visual, os óculos são essenciais para garantir uma visão saudável e confortável. E para que as lentes cumpram sua função corretamente, é importante escolher produtos de boa qualidade e adotar alguns cuidados.
Entre eles, estão as questões relacionadas aos riscos e arranhões, que comprometem tanto a visão quanto a aparência dos acessórios. No entanto, muitas dúvidas surgem sobre como lidar com esse tipo de problema. Milson Cunha é diretor franqueado, consultor, treinador e palestrante com foco em lentes e esclarece algumas dúvidas frequentes nos cuidados com as lentes:
- É possível tirar riscos de lentes de óculos? Infelizmente, não há uma solução caseira eficaz para remover riscos das lentes de óculos de maneira segura. Embora existam mitos na internet, como o uso de bicarbonato ou pasta de dente, essas composições podem danificar ainda mais as lentes. O ideal é buscar uma ótica especializada para avaliar a necessidade de troca das lentes e fazer a manutenção adequada;
- Como recuperar lente de óculos riscada? Quando as lentes estão riscadas, o mais indicado é procurar um profissional em uma ótica de confiança.
Tentar realizar polimentos na superfície da lente é totalmente contraindicado, uma vez que ao fazer esse procedimento a curvatura da lente irá mudar e automaticamente o grau também mudará.
Dessa forma, quando as lentes estão arranhadas é necessário trocá-las para garantir nitidez e conforto visual novamente;
- Que cuidados tomar para evitar riscos? Prevenir os arranhões nas lentes é sempre a melhor opção. Algumas medidas práticas incluem:
- Usar estojo rígido: quando os óculos não estão em uso, deve-se guardá-los em um estojo resistente para evitar atrito;
- Evitar superfícies ásperas: não se deve apoiar os óculos diretamente em mesas ou bancadas, a fim de evitar riscos;
- Usar cordinhas de segurança: elas ajudam a prevenir quedas e danos acidentais;
- Realizar ajustes: sempre que necessário, é importante procurar uma ótica para fazer ajustes e garantir o encaixe perfeito, e dessa forma evitar quedas durante o uso.
- Evitar limpar as lentes a seco: isso pode gerar atritos de micro sujeiras que as vezes são imperceptíveis. Sempre que possível, lavar as lentes com água corrente, detergente neutro e enxugue com papel macio. Limpar as lentes com a própria roupa contribui para arranhar as lentes, assim como usar os acessórios na cabeça como “tiara”.