O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) presidiu, na função de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a solenidade de abertura do “Encontro Nacional da Estratégia Saúde da Família Ribeirinha”, que conta com profissionais da saúde de todo o Brasil e trata sobre meios para melhorar a qualidade dos atendimentos daqueles que vivem nas margens dos rios no Amazonas. A ministra da saúde, Nísia Trindade, esteve presente no evento reforçando a parceria do Governo Federal com estados e municípios.
O parlamentar reforçou à ministra as dificuldades enfrentadas para a prestação de atendimentos médicos aos ribeirinhos e anunciou um aumento no custeio das equipes de saúde da região.
“A sua vinda ao nosso Estado significa muito para nós, pois simboliza um cuidado do Governo Federal em saber das dificuldades que temos. Muita gente de fora nem imagina o quão distante são alguns municípios da capital. Levar qualidade no diz que respeito à saúde para essas pessoas é muito difícil, mas continuamos lutando por isso”, afirmou o deputado Adjuto Afonso.
Nísia Trindade também detalhou planos de expansão das equipes de Saúde da Família Ribeirinha, com previsão de aumento de 30 equipes até o final de 2025. A ministra reforçou que a meta é real, e que vai melhorar a qualidade de vida dos amazonenses.
Foto – Ney Xavier