Raphael Mattos, reconhecido como um dos principais empreendedores em série do Brasil, está transformando o empreendedorismo nacional com iniciativas que vão além do investimento financeiro. À frente de um pool de investidores, Raphael lidera um fundo voltado para pequenas empresas e startups nas áreas de alimentação e serviços, por terem modelos escaláveis, com o objetivo de alavancar negócios promissores e fomentar o crescimento sustentável.
Com um capital inicial de mais de 3 milhões, o fundo pretende beneficiar cerca de 10 empreendedores já na primeira rodada, não apenas com o dinheiro, mas também com mentoria estratégica, conexões e visibilidade, ajudando empresas a ultrapassarem o que chama de “joelho da curva”, momento em que o modelo de negócios está validado, mas precisa de escala. A expectativa é que, nos próximos três anos, cada empresa que receba o aporte alcance um faturamento médio de 20 milhões de reais, refletindo a eficácia do modelo proposto.
O fundo liderado por Raphael não é apenas uma oportunidade de investimento, mas também uma ferramenta de transformação. Mais do que recursos financeiros, ele oferece suporte estratégico e acesso a uma rede de especialistas para potencializar o crescimento das empresas apoiadas. Raphael acredita que muitos negócios no Brasil têm um enorme potencial, mas não conseguem avançar por falta de estrutura e conhecimento. “Queremos mudar isso. Meu objetivo é ajudar essas empresas a não apenas sobreviver, mas prosperar. O sucesso delas será um motor de mudança para o mercado e a sociedade como um todo”, afirma.
Com essa visão, Raphael espera que o impacto do fundo vá além dos resultados financeiros. Para ele, cada empresa bem-sucedida é um exemplo do que é possível alcançar com dedicação e estratégia, gerando empregos, fortalecendo comunidades e inspirando outros empreendedores. “Investir é mais do que aportar capital, é um compromisso com o crescimento sustentável e o impacto positivo. Cada negócio que apoiamos é uma oportunidade de transformar o mercado e a vida das pessoas. Para mim, o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa de mudança, e quero fazer dessa transformação”.
Sobre Raphael Mattos:
A trajetória do empresário é marcada pela inovação e pela capacidade de transformar desafios em oportunidades. Ele iniciou sua carreira como muitos empreendedores, com uma ideia e o desejo de fazer a diferença, mas logo se destacou pela habilidade em escalar negócios de maneira consistente. Em sua primeira empreitada, investiu 50 dólares em um Iphone quebrado, aprendeu a consertá-lo no YouTube e começou a atender clientes em casa. Logo abriu sua primeira loja de consertos com um sócio, com quem teve diversos problemas, o que o levou a vender sua participação no negócio.
Já no mercado de franquias, decidiu apostar em publicidade em saquinhos de pão e fundou a PremiaPão, onde descobriu o potencial de criar modelos replicáveis e acessíveis, que não apenas geram lucros, mas também democratizam o acesso ao empreendedorismo. Certo de que seu novo negócio era promissor, Raphael e o sócio Diego Castro, decidiram participar do Reality Show Shark Tank Brasil e apresentar a PremiaPão em busca de 1 milhão de reais por 5% da empresa. O que ele não esperava era ter a proposta rejeitada por todos os tubarões.
Apesar do “não”, ele saiu do programa com uma meta clara: voltar um dia ao Shark Tank, mas sentado na cadeira dos sharks. E para alcançar esse objetivo, ao longo dos anos, lançou e expandiu redes de franquias com operações altamente lucrativas, como por exemplo, a Docecleta, que começou com brownies vendidos em bicicletas e, atualmente, tem mais de 10 unidades em shoppings e quiosques, e a Coxinha no Pote, que saiu de 10 para 50 unidades ao aderir ao modelo de franquia. Além disso, Raphael lançou o próprio reality show no YouTube chamado “Negócios em Choque”, que se tornou uma vitrine para o empreendedorismo mostrando, de forma transparente, como ele realmente é: cheio de desafios práticos e decisões difíceis.
“O programa conecta empreendedores a situações reais de mercado, enquanto eu e outros especialistas oferecemos mentorias e soluções práticas. Eu quis criar algo que mostrasse ao público que crises podem ser transformadas em oportunidades com as estratégias certas e o programa reflete exatamente isso”, finaliza Mattos que já teve mais de 500 milhões de visualizações em seus conteúdos na internet.