Até as 14h desta segunda-feira, 13/1, foram realizadas 43.063 transferências nas unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, das redes públicas do Estado e de Iranduba. Desse total, 84,05% das solicitações foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br. O período de transferência segue até terça-feira, 14, às 23h59.
De acordo com dados fornecidos pela empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), do total de transferências, 24.085 foram solicitadas para a rede estadual de ensino e 18.582 para as escolas municipais de Manaus. Também foram reservadas 396 vagas para escolas municipais de Iranduba.
A gerente de matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, alerta aos pais e responsáveis para que a solicitação de transferência seja realizada dentro do prazo estipulado.
“Gostaria de pedir a atenção de todos para um ponto de extrema importância. É fundamental que todos fiquem atentos aos prazos e procedimentos para garantir a correta alocação das vagas e assegurar que todos os alunos sejam devidamente matriculados”, orientou Liberato.
Autenticação
Durante a madrugada, a Prodam identificou uma instabilidade no sistema de autenticação de usuários do portal matrículas.am.gov.br. Para garantir a integridade e a lisura do procedimento, a Prodam optou pela suspensão temporária do sistema até que o problema fosse solucionado.
O serviço de transferência de alunos é voltado para estudantes que já constam com matrícula confirmada na rede estadual de ensino em 2025, e por algum motivo desejam trocar de instituição de ensino. O site disponibilizado para a realização dos procedimentos de matrícula é o https://matriculas.am.gov.br/pt-br.
“O único critério para que essa transferência seja efetivada é a existência de vaga disponível na unidade educacional para onde o aluno deseja estudar”, destacou a gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, (Seduc), Irlanda Araújo.
Documentação
Os documentos necessários para transferência de alunos da rede são: Comprovante de escolaridade original; Guia de transferência; Histórico Escolar; Declaração de transferência (com validade de 30 dias); Certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio; Cartão de vacinação (cópia); Duas fotos 3X4 recentes do aluno; Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, do aluno menor de idade.
Cronograma
A programação do Calendário de Matrículas de 2025 pode ser acompanhada pelo site matriculas.am.gov.br. O período para solicitar transferência finaliza nesta terça-feira, e o processo de matrícula para novos alunos acontece de 15 a 17 de janeiro.
A partir do dia 20 de janeiro, pais e alunos que perderam qualquer um dos prazos, poderão recorrer ao atendimento tanto no site, quanto presencialmente nas escolas.
Canais de atendimento
Na Semed, as dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected]. A Seduc disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: [email protected].