O Janeiro Branco incentiva a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e a condição emocional das crianças deve ser um ponto de atenção. “Estamos muito focados em achar que só o adulto tem depressão. E geralmente tem muita criança em depressão ou em processo de piora da saúde mental”, alerta Vitor Azambuja, especialista em educação e um dos fundadores do De Criança Para Criança (DCPC).
O contato com as emoções já foi tema de alguns vídeos produzidos pelo DCPC, que ajuda alunos e professores a desenvolverem vídeos com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Sentimentos como ansiedade, tédio e desânimo foram abordados nos vídeos “Sentimentário” – https://www.youtube.com/watch?v=C66sAQQasdM e https://www.youtube.com/watch?v=2yvh9HRJANE, onde alunos da 5ª série do ensino fundamental falam de confusão emocional, ansiedade, tédio e saudade geradas pela pandemia. Nas duas animações, os alunos também abordam sentimentos positivos, como esperança, união e felicidade.
“Quanto antes as crianças aprenderem a falar sobre sentimentos, mais chance haverá de antecipar a solução de questões emocionais e desenvolver autoconhecimento”, defende Gilberto Barroso, também sócio do DCPC.
Hoje, há também muitos estudos sobre doenças contemporâneas, que apontam a ansiedade como uma das mais preocupantes. “Isso porque o transtorno afeta tanto o corpo quanto a mente de forma interligada”, completa Vitor.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança (DCPC) oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.