O Dicio, maior dicionário online do Brasil, elegeu “Imersão” como a Palavra do Ano 2024, destacando a relevância do termo no contexto das mudanças sociais e tecnológicas que marcaram o ano. O conceito de imersão foi ampliado para abarcar a crescente busca por envolvimento humano em qualquer processo criativo ou de interação, especialmente diante da popularização das Inteligências Artificiais.
De acordo com Débora Ribeiro, linguista e lexicógrafa do Dicio: “A escolha da palavra imersão reflete as novas formas de vivenciar experiências e a interação com as tecnologias, que exigem do indivíduo uma presença total no que faz. Hoje, a imersão não se limita a um contexto físico, mas se estende a aspectos emocionais, educacionais, culturais e tecnológicos. É sobre sentir-se parte do processo e não apenas espectador”.
A palavra imersão tem origem no latim tardio “immersio.onis”, que significa “ato de mergulhar”. Em 2024, o uso se expandiu, incorporando contextos como imersão emocional, imersão educacional e imersão em realidade virtual (VR) – em que o indivíduo está completamente envolvido em um ambiente ou atividade.
Além de imersão, o Dicio também revelou que a palavra estrangeira de maior repercussão no Brasil foi “Nepo Baby”. Derivado de nepotismo e baby, o termo se refere aos filhos de celebridades cujas carreiras são impulsionadas pelo status dos respectivos pais. Esse fenômeno gerou grande debate nas redes sociais ao longo de 2024.
Em relação às palavras mais pesquisadas em português, o Dicio observou que “Perseverança”, “Respeito” e “Amor” foram as três mais populares no site, destacando valores essenciais que permearam o vocabulário brasileiro.
De acordo com os critérios de seleção do Dicio, a Palavra do Ano deve refletir significativas alterações sociais e culturais, com um significado que transcenda o período do ano em questão. As palavras são escolhidas com base em mais de 200 milhões de pesquisas realizadas ao longo do ano no site, além das sugestões dos usuários e do impacto das palavras nas redes sociais.
“A palavra imersão vai além de uma simples mudança linguística, marca uma mudança de comportamento e um reflexo de um ano de transição no qual as pessoas buscaram maior envolvimento e autenticidade nas suas ações”, ressalta Ribeiro.