Malu Lira, de apenas 14 anos, vem ganhando espaço nas redes sociais como uma referência jovem em educação financeira. Conhecida como Malu Finanças, ela já escreveu 14 livros sobre o assunto para esse público e aplica princípios sólidos de gestão de dinheiro para ajudar outras crianças e adolescentes a navegarem em períodos de grande tentação de consumo, como a Black Friday. Com uma abordagem clara e adaptada à sua faixa etária, Malu ensina que planejamento e controle são peças fundamentais para evitar compras desnecessárias.
Durante a Black Friday, Malu compartilha com seus seguidores estratégias que ela mesma adota. Antes da data, ela elabora uma lista de itens que realmente precisa e pesquisa os preços com antecedência para garantir que as promoções são legítimas. “Evito agir por impulso e sempre busco informações sobre o preço original do produto para não cair em falsas ofertas”, comenta Malu.
A jovem também ressalta a importância de definir um orçamento. Segundo ela, estipular um limite de gastos é um dos primeiros passos para um consumo consciente. “É importante que o valor seja compatível com a sua realidade, para que não haja arrependimentos depois”, destaca. Malu, que cresceu em um lar onde o tema finanças é abordado de forma natural, acredita que qualquer adolescente pode aprender a comprar com inteligência, desde que tenha acesso a orientações simples e práticas.
Para pais e educadores, Malu sugere que a melhor forma de ensinar crianças e jovens a lidar com promoções como a Black Friday é incluir o tema da educação financeira nas conversas do dia a dia. Ela recomenda atividades lúdicas, como a simulação de compras fictícias, para que os mais jovens possam praticar a avaliação de preços e o discernimento entre necessidades e desejos.
“Uma dica é mostrar que nem sempre comprar mais significa economizar mais. Ensinar que o barato pode sair caro ajuda os jovens a entenderem que o foco deve ser a qualidade e a utilidade do produto, não só o preço”, orienta a escritora e influenciadora.
Malu também enfatiza a importância da paciência. “Esperar o momento certo para adquirir um item e não se deixar levar pela pressão da oferta limitada são pontos que fazem a diferença. O uso de ferramentas digitais que acompanham o histórico de preços, também ajuda a identificar se a promoção é realmente vantajosa”.
O exemplo de Malu Finanças inspira outros adolescentes a enxergarem o consumo de forma mais estratégica e consciente. Essa mentalidade não só previne endividamentos futuros, mas também cria uma geração mais preparada para lidar com as finanças pessoais de forma sustentável.
Maria Luiza Lira @malu.financas
Amazonense que com 14 anos é escritora, porta-voz da Me Poupe! e palestrante de educação financeira para crianças e adolescentes. Nascida em 2010, sempre se mostrou curiosa e interessada em assuntos relacionados a finanças. Começou seus estudos assistindo vídeos da Me Poupe! e, aos 11 anos, escreveu seu primeiro livro. Hoje, aos 14 anos, tem 15 livros publicados, todos com a temática de educação financeira para crianças, além de ser idealizadora do Projeto ‘Malu Finanças na Escola’, que oferece soluções para a educação financeira para crianças, pais, professores e gestores públicos, presente em mais de 100 escolas do Brasil.