Após uma fase piloto, Israel lançará uma inovação significativa para os viajantes: o sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL), representando um grande passo no aprimoramento da experiência de viagem. Este sistema modernizado oferece uma maneira eficiente de obter permissões de entrada, garantindo uma viagem tranquila para Israel, seguindo programas semelhantes foram adotados nos últimos anos na Europa, Estados Unidos, entre outros para agilizar os processos de entrada e fortalecer as medidas de segurança.
O sistema ETA-IL permite que viajantes de países isentos de visto, caso do Brasil, obtenham autorização prévia para entrar em Israel, através de solicitações online.
Ele será lançado oficialmente em 1º de janeiro de 2025 e para solicitar um ETA-IL, os viajantes devem preencher um formulário on-line ETA-IL (piba.gov.il) com informações pessoais básicas, detalhes do passaporte e itinerário de viagem planejado e pagar uma taxa nominal de 25 NIS (aproximadamente US$ 7).
Uma vez enviado, o pedido passará por uma revisão rápida e completa pelas autoridades israelenses, normalmente resultando em aprovação rápida por e-mail. É essencial, no entanto, enviar o pedido pelo menos 72 horas antes da viagem para permitir tempo de processamento suficiente.
Após a aprovação, o ETA-IL é vinculado ao passaporte do viajante e permanece válido por dois anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro. Os detentores de autorização podem entrar em Israel várias vezes, até 90 dias por ano. Essa autorização digital permite a entrada em Israel por meio de pontos de verificação designados, totens disponíveis na área de alfandega, sem contato com os oficiais de imigração, semelhante ao programa Global Entry.
O lançamento do sistema ETA-IL não apenas simplifica o processo de entrada, mas também aumenta a segurança, fornecendo informações aos passageiros antes de sua chegada. Essa abordagem proativa permite que as autoridades israelenses rastreiem e monitorem com eficiência os visitantes que chegam, garantindo a segurança de residentes e viajantes.