Pelo que você é grato hoje? Deus nos chama para sermos um povo grato, cheio de gratidão. Certamente há muitas coisas pelas quais ser grato em nossas vidas — mesmo em tempos difíceis. As crianças em sua vida têm corações gratos? Ensinar as crianças a cultivar um espírito de gratidão é uma ótima lição, não apenas para novembro, mas para o ano todo, todos os anos! Aqui estão quatro ideias sobre como você pode ensinar as crianças a perceber as bênçãos de Deus e estar atento às coisas pelas quais ser grato.
1. Crie um quadro de coisas pelas quais você deve ser grato
Primeiro, para ajudar as crianças a gamificar a gratidão, crie um quadro de “obrigado” para as crianças rastrearem as coisas pelas quais são gratas. Este quadro pode ser desenhado em um cartaz ou projetado em um computador. Basta adicionar uma coluna para cada dia da semana e linhas suficientes para um comprimento que funcione melhor para sua agenda, então decore como desejar. A cada dia, ajude seus filhos a escrever pelo menos três coisas pelas quais são gratos em seu quadro.
Além de ajudar as crianças a perceberem coisas pelas quais devem ser gratas, fazer um quadro como este também cria uma oportunidade de falar sobre ser grato pelas maneiras como Deus provê. Você pode pedir para seus filhos pensarem sobre a maneira como cada uma das coisas pelas quais são gratos lhes foi dada por Deus. Até mesmo as conversas mais simples como “Deus nos deu vacas que produzem leite, Ele nos deu chocolate e Ele também deu a alguém a ideia de colocar chocolate no leite, e é por isso que temos leite com chocolate” podem ajudar as crianças a ver como Deus é quem fornece bons presentes. Conversas como essas lembram tanto as crianças — quanto a nós — que podemos dizer a Deus “Obrigado” até mesmo pelas alegrias simples da vida, como leite com chocolate.
Quando o gráfico estiver cheio, reserve um tempo com eles para olhar para trás e admirar todas as coisas maravilhosas pelas quais ser grato que Deus providenciou. Você também pode manter o gráfico preenchido em uma parede como um lembrete visual para ser grato ao longo do dia também.
2. “Quebre o código” das coisas pelas quais você deve ser grato
Seus filhos gostam de mistérios e quebra-cabeças? Use esta segunda ideia para ensinar as crianças sobre gratidão brincando de “quebrar o código”. Em um quadro branco ou pedaço de papel, escreva a primeira letra de cada palavra de 1 Tessalonicenses 5:18 . Por exemplo, em vez de escrever “dai graças em todas as circunstâncias…”, você escreveria “1 T 5 18 GTIA C”. Você pode variar o código secreto dependendo da idade dos seus filhos, enquanto irmãos ou amigos podem correr para ver quem consegue decifrar o código primeiro. Dê dicas úteis conforme necessário, levando-os a procurar na Bíblia a resposta. Depois que eles decifrarem o código, converse sobre o que o versículo significa. Pergunte a eles: “Como você pode dar graças em todas as circunstâncias?” Então, desafie-os a pensar sobre coisas pelas quais ser grato e maneiras de ser grato a Deus em dias bons, dias ruins e nos dias intermediários.
3. Jogue ‘I spy: edição agradecida’
Ao andar de carro ou esperar em algum lugar com as crianças, use o tempo para incentivar a gratidão e observe as coisas pelas quais ser grato com as crianças brincando de “Eu espiono: edição grata”. É um jogo simples que pode ser jogado com uma ou mais crianças. Primeiro, comece dizendo algo como “Eu espiono algo pelo qual sou grato que é grande e branco”. Descreva algo que todos possam ver claramente e deixe as crianças se revezarem para adivinhar. Quando descobrirem, diga a elas por que você é grato por isso. Por exemplo, você pode dizer “Eu agradeço a Deus pelas nuvens porque às vezes elas têm formas engraçadas que me fazem sorrir”. Certifique-se de dar às crianças a vez de “espiar” coisas pelas quais ser grato também e peça que compartilhem por que são gratas a Deus por isso.
4. Faça um cartão de “obrigado” a Deus
Por fim, ajude as crianças a desenvolver um coração agradecido, pedindo que elas criem e escrevam cartões de “obrigado” a Deus. Incentive-as a serem criativas e incluam várias coisas pelas quais serem gratas. Elas podem até usar códigos secretos, desenhar figuras ou escrever um poema ou uma música para Deus! As opções são infinitas, embora você possa querer ter várias ideias de amostra para despertar a criatividade das crianças e mostrar a elas que você também tem coisas pelas quais ser grato a Deus.
Depois que terminarem, reserve um tempo para orar e agradecer a Deus juntos. Ter as crianças orando em voz alta com você não apenas as encoraja a agradecer, mas também ajuda a construir abertura para orar com os outros — uma habilidade que as acompanhará por toda a vida. Depois de orar, lembre-as de que Deus ama ouvir nossas orações e todas as coisas pelas quais somos gratos o ano todo!
Um coração agradecido é um coração feliz, que honra a Deus. Que você e seus filhos sempre encontrem coisas pelas quais serem gratos por meio das muitas bênçãos de Deus.