A agenda cultural desta semana, nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, além do circuito natalino, espetáculo do ateliê 23, estreia da exposição Amyipaguana e a Orquestra de Violões do sarau no hall do Teatro Amazonas.
O Balé Folclórico do Amazonas leva a programação do Circuito Natalino, com o espetáculo “Cristo Ribeirinho”, a dois locais, nesta semana. Na terça-feira (19/11), o evento será no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças; e na quinta-feira (21/11), será a vez da Escola Estadual Bom Pastor, situada na rua São Marcos, 11, no bairro Crespo. Nos dois dias, o evento terá início às 10h.
O enredo da dança se desenvolve em uma pequena comunidade às margens do rio Amazonas. A cada nascer do dia, a simplicidade da natureza resplandece, e junto a esperança e o tempo de renovação para o ribeirinho. Eis que surge, no sopro do vento, uma mensagem de boas novas: um curumim iluminado nasceu para libertar o pecado do mundo. Então, os ribeirinhos partem em uma grande peregrinação em busca desse pequeno ser iluminado. Ao longe, encontram um tapiri, e lá está o curumim deitado em uma rede a brincar. Uma grande festa celebra a sua chegada. Com classificação livre e entrada franca.
Circuito Reggae
O Circuito Reggae Amazonas está de volta aos palcos com um evento nesta quarta-feira (20/11), às 15h, Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça do Congresso, no Centro de Manaus.
Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento está retomando as atividades para fortalecer o reggae e suas raízes na cidade de Manaus. A ideia é vivenciar um dia de música, resistência e valorização da cultura negra, junto com o melhor da nossa comunidade reggae.
Mais atrações
Nesta quarta-feira (20/11), a partir das 15h, em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Humilitas Produções vai apresentar palestras, rodas de conversas e muitas atrações para o público refletir e também se divertir. O evento ocorre na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia). Entrada gratuita.
Exposição Amyipaguana
Em comemoração ao Dia da Consciência negra, a exposição “Amyipaguana Ancestralidade Presente”, como parte da programação da quarta edição da Mostra Amyipaguana, estreia no Centro Cultural Palácio Rio Negro e fica em cartaz de 21 de novembro a 31 de dezembro.
As obras, com a temática da Cultura Negra, envolvem 12 fotógrafos, sendo duas fotos de cada profissional, com fotografia impressa em preto e branco. Os fotógrafos envolvidos são: Alberto César Araújo, Bruno Kelly, Michael Dantas, Phil Limma, Pedro Marinho, Raphael Alves, Selma Carvalho, Mariana Rebouças, Adriana de Lima, Michell Mello, Ricardo Balby e Clíssia Monteiro.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam)
Mostra de Dança
Na sexta-feira (22/11), às 14h, o palco do Teatro da Instalação vai brilhar com as apresentações dos espetáculos “Transfiguração” e “Rua” da Cia Fragmento de Rua. A noite promete uma imersão na dança e na arte por meio de reflexões que vão emocionar e inspirar o público.
“Rua” explora as dinâmicas do cotidiano urbano, trazendo à cena histórias e emoções que emergem do encontro entre corpos, espaços e a vivência da cidade.
E “Transfiguração” desafia regras e padrões impostos pela sociedade, convidando o público a refletir sobre a liberdade e a transformação. O evento tem classificação livre e entrada franca.
Sarau no Hall
Na sexta-feira (22/11), às 16h, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresenta um “Sarau no Hall – Ovam no Hall”, no icônico Teatro Amazonas. O Hall do Teatro será o cenário de uma apresentação do Quarteto da Ovam. Com um repertório diversificado, a apresentação será uma oportunidade de apreciar arranjos envolventes, demonstrando a versatilidade da música brasileira.
O repertório musical inclui os sucessos: Chega de Saudade (Tom Jobim); Sanfona Sentida (Luiz Gonzaga); Deixa a vida me levar (Zeca Pagodinho); Tá escrito (Gilson Bernini e Xande de Pilares). O evento tem classificação etária livre, e os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site shopingressos.com.br.
Endereços
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Centro Cultural Palácio Rio Negro, Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro;
Praça Heliodoro Balbi (da Polícia) – Avenida Sete de Setembro, s/n, Centro;
Praça Antônio Bittencourt (do Congresso) – Avenida Ramos Ferreira, s/n, Centro.