A Turkish Airlines desempenha um papel crucial no apoio à descoberta do patrimônio cultural da Turquia, sendo a principal patrocinadora do Projeto Taş Tepeler, na região de Anatólia. Taş Tepeler está situado nas encantadoras colinas da antiga Mesopotâmia, uma vasta zona arqueológica que data do período Neolítico. Para conhecer a região é possível partir de São Paulo voando Turkish Airlines.
Como a marca mais valiosa da Turquia, a Turkish Airlines continua a apoiar os esforços arqueológicos para revelar o patrimônio cultural do país. Nesse contexto, a empresa é a patrocinadora principal do Projeto Taş Tepeler e, como patrocinadora oficial, financiará a construção de um Centro de Boas-Vindas e um Centro de Pesquisa entre 2024 e 2029.
Graças ao acordo firmado com o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, a Turkish Airlines não apenas apoiará as escavações do Projeto Taş Tepeler, mas também promoverá eventos para estimular o turismo regional e destacar sua importância em escala global.
Turismo histórico em Taş Tepeler
Taş Tepeler está situado nas encantadoras colinas da antiga Mesopotâmia, abrangendo uma vasta zona arqueológica que inclui Göbeklitepe e Karahantepe, além de outras áreas de escavação que datam do período Neolítico. As descobertas na região lançaram uma nova luz sobre as origens da civilização, revelando que, há cerca de 12 mil anos, comunidades alcançaram um nível de desenvolvimento que influenciou o mundo.
Com o apoio da Turkish Airlines, esses antigos assentamentos assumem hoje uma nova missão: permitir que turistas e pesquisadores de todo o mundo explorem o elo perdido entre os tempos pré-históricos e a era moderna.
Para visitar os sítios arqueológicos de Taş Tepeler, os viajantes podem partir de São Paulo com destino a Şanlıurfa, uma cidade lendária no sudeste da Turquia, fazendo uma escala em Istambul. Durante essa parada, é possível aproveitar serviços gratuitos da Turkish Airlines, como um tour pela cidade ou até duas noites de hospedagem.
Göbeklitepe, reconhecido como o berço da civilização e Patrimônio Mundial da UNESCO, é sem dúvida uma das grandes atrações da região.
As escavações no local começaram em meados da década de 1990 e continuam com o apoio de instituições comprometidas com a preservação da história, como a Turkish Airlines. Acredita-se que Göbeklitepe seja o mais antigo local religioso construído pelo ser humano, com origem em aproximadamente em 10 mil a.C., o que o torna 6 mil anos mais antigo que Stonehenge.
Com seus pilares em forma de T, esculpidos em calcário e adornados com imagens de animais selvagens, símbolos abstratos e ícones, o templo de Göbeklitepe oferece um fascinante perspectiva sobre a vida e as crenças das pessoas que habitavam a Alta Mesopotâmia, encantando seus visitantes.