A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a Consulta Pública nº 131 para coletar contribuições da sociedade sobre a inclusão de nirsevimabe, imunizante contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na cobertura dos planos de saúde para bebês prematuros1. A população pode opinar até 30 de outubro.
O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores de infecções do trato respiratório inferior (ITRI) e é responsável por uma grande parte dos casos de hospitalização em bebês com menos de um ano de idade2. Cerca de 2 em cada 3 bebês serão infectados pelo VSR durante o primeiro ano de vida3. O VSR é o responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolites pediátricas, e até 60% das pneumonias em crianças4.
Para se proteger do VSR, é aconselhável evitar locais lotados, reduzir o contato com pessoas resfriadas, lavar as mãos com frequência ao interagir com o bebê e manter as superfícies limpas. Além dessas precauções, é importante buscar orientação médica sobre a imunização5.
Sobre o nirsevimabe
Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal de ação prolongada aplicado em dose única, que desmonstrou redução de 83% as hospitalizações por infecção respiratórias relacionadas ao VSR em bebês menores de um ano de idade 6.
Sobre a Consulta Pública da ANS
A Consulta Pública da ANS é um processo pelo qual a Agência Nacional de Saúde Suplementar abre espaço para que a sociedade participe ativamente da formação de políticas e regulamentações relacionadas aos planos de saúde. A participação social é fundamental, pois permite que diferentes perspectivas e necessidades sejam consideradas, garantindo que as decisões tomadas sejam mais inclusivas e representativas7. Para contribuir, os interessados podem acessar o site da ANS, onde encontrarão as instruções para enviar suas sugestões e comentários: http://bit.ly/3Ul6ZWu