O governador Ron DeSantis e outros alertaram as pessoas na terça-feira para terminarem os preparativos para a tempestade e evacuarem, pois o furacão Milton se aproximava do estado como uma tempestade de categoria 5.
“Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados para o centro-oeste da Flórida”, disse o Centro Nacional de Furacões em uma discussão sobre a previsão.
A previsão era de que o campo de vento da tempestade dobraria quando ela atravessasse o Golfo do México e atingisse a Flórida.
O Centro Nacional de Furacões prevê o desembarque na quarta-feira à noite, mas uma previsão da NBC News prevê o desembarque um pouco mais tarde, entre 2h e 6h da manhã de quinta-feira.
Alertas de tempestade cobriram quase toda a costa oeste da Flórida e, em uma área entre Bonita Beach e Chassahowitzka, a inundação será de mais de 1,5 metro, disse o diretor do Centro Nacional de Furacões, Michael Brennan, na terça-feira.
Em um trecho que inclui o Condado de Pinellas, Sarasota e a Baía de Tampa, “em algum lugar desta região haverá de 10 a 15 pés de inundação em relação ao nível do solo”, disse ele.
O estado estava se preparando para uma tempestade potencialmente devastadora. Trabalhadores de linhas de energia de lugares tão distantes quanto a Califórnia estavam indo para a Flórida para ajudar a resolver o que os meteorologistas disseram que poderiam ser cortes de energia prolongados, disse DeSantis.
No Condado de Pinellas, áreas com meio milhão de pessoas vivendo lá receberam ordens de evacuação. A cidade de St. Petersburg espera ventos de 100 mph, o que é maior do que o que teve durante o furacão Helene.
Foi há menos de duas semanas que Helene inundou partes da costa oeste da Flórida antes de atingir a região de Big Bend como uma tempestade de categoria 4, onde continuaria seu caminho e devastaria partes do sudeste.
Milton vai rastrear a Flórida de oeste a leste. Em Orlando e áreas ao redor, meteorologistas alertaram sobre até 15 polegadas de chuva e disseram que a cidade e a região enfrentam uma “ameaça extrema de chuva com inundações”.