Há 5 anos, a Fliptru abriu as portas do mundo virtual para quadrinistas independentes publicarem suas obras. Em pouco tempo, se tornou a maior vitrine alternativa para que artistas de todo o país pudessem mostrar seus quadrinhos. Os números não mentem: já são mais de 5 mil quadrinhos publicados pelos artistas da comunidade.
Marcus Beck, quadrinista, idealizador e empresário à frente da Fliptru, revela: “nós passamos 5 anos dando espaço para que leitores conhecessem vários quadrinistas, crescendo de forma orgânica, criando oportunidades de interação entre quadrinistas e leitores de forma digital”. Segundo Marcus, a ideia, agora, é ampliar o público: “queremos conquistar pessoas que gostem de boas histórias e que talvez ainda não saibam que essas boas histórias podem estar no formato de quadrinhos”.
Para Luciana Peniche, editora responsável pela publicação da obra escolhida, a história foi muito bem aceita pela comunidade, ficando inclusive várias vezes entre as mais populares da plataforma. “Além disso”, explica ela, “o slogan da Fliptru é “Porque quadrinho é pra todo mundo”, e nós acreditamos que a história escolhida pode atingir desde a pessoa que realmente entende sobre quadrinhos e que gosta de apreciar a narrativa visual e o traço do artista, até as pessoas que querem apenas se divertir e apreciar uma boa leitura”.
A pré-venda da obra impressa será realizada entre os dias 01/10 e 03/11/24 diretamente pelo site da Fliptru e vai ser divulgada em uma live que acontece no dia 30 de Setembro, nos canais da editora nas redes sociais. A entrega de exemplares comprados na pré-venda será feita por envio para todo o Brasil e também presencialmente no dia 30/11 a partir das 16h em um evento de lançamento na Comicshop Loja Monstra, localizada na praça Benedito Calixto, que contará, também, com a presença do autor.
A versão impressa foi pensada para trazer uma experiência especial de leitura da obra e conta com prefácio escrito por Marcus Beck, ilustrações inéditas, epílogo e um espaço dedicado à comunidade Fliptru com Fanarts e opiniões dos leitores sobre a obra. Marcus, que também vai estar no evento de entrega dos exemplares, fala um pouco sobre a expectativa com a primeira obra impressa: “além de entregar um produto da comunidade para a comunidade, queremos atingir esse novo público e expandir ainda mais a leitura de quadrinhos em diferentes âmbitos demográficos. Afinal de contas, quadrinhos é pra todo mundo!”, finaliza.