O agendão cultural, deste fim de semana (20/09 a 22/09), está repleto de eventos para todos os gostos e públicos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A agenda inclui um festival de dança, espetáculos variados, exibição de videoclipes, lançamento de livro e um sarau cultural recheado de música, literatura e poesia. Também haverá um encontro de bateristas, um ciclo de oficinas e exibições de filmes autorais que prometem atrair os amantes do cinema. E, para completar, uma diversidade de shows aguarda pelo público.
Festival
O grandioso Teatro Amazonas recebe, hoje (20/09), às 20h, o espetáculo “VII Festival 5 Minutos em Cena: Edição Dança”, realizado pela Panorando Cia e Produtora. O Festival chega à sua 7ª edição reunindo a diversidade da Dança produzida em Manaus (AM).
Com o objetivo de apresentar as múltiplas estéticas presentes nessa linguagem cênica, o evento proporcionará aos espectadores um total de 10 cenas curtas que celebram o corpo como centro do acontecimento cênico. O evento tem classificação livre e entrada franca.
Espetáculos
O Teatro da Instalação recebe nesta sexta-feira, às 20h, o espetáculo musical “Pirão ao Baião”, uma imersão na pesquisa musical ligando o norte e o nordeste através da Techno Music e intervenção de violino, apresentado pela Violinista/DJ Ká Seixas, que também receberá convidados, como Márcia Siqueira, Mell Rodrigues, Bumba meu Bloco. Com direção geral e roteiro de Cacau Calderaro e produção executiva KS Music. Com classificação livre e entrada gratuita.
Nesta sexta-feira (20/09), às 15h, acontece a exibição do videoclipe “Espelhos Espahados”, do músico e compositor Leandro Negreiros. O evento acontece na Escola Estadual Dom Jackson Damasceno, situada na rua Rio Piratucu, s/n, Quadra H, no Conjunto São José Operário, Zona Leste de Manaus.
O enredo conta a história de uma moça indecisa e com medo de encarar a verdade, ela precisa fazer uma difícil escolha enquanto o rapaz tenta fazê-la enxergar o óbvio. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Com entrada franca.
Cinema
O Cine Teatro Guarany apresenta duas exibições que prometem atrair amantes do cinema e da cultura regional. A primeira delas acontece hoje (20/09), às 18h30, com o documentário “A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu”, dirigido por Amino Vasconcelos. E no sábado (21/09), o Cineclube de Arte recebe a mostra “Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema”, das 18h30 às 20h, também no Cine Teatro Guarany.
“A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu” teve seu lançamento em agosto e já soma mais de 42 mil visualizações no YouTube. O documentário resgata a história de Anselmo, uma figura mítica da cidade de Maués, no Amazonas, pouco conhecida pelas gerações mais jovens. Com classificação livre
“Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema” Dirigido por Ramoniel Gomes, que explora o medo de forma poética e divertida, e “Agatha”, de Doug Henrique, um drama sensível que trata de relações familiares. Com classificação de 12 anos.
E o Teatro Gebes Medeiros recebe, também neste sábado (31/08), a nova versão do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça inicia às 18h e retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.
Lançamento de livro
A autora Rita Alencar Clark lança, no sábado (21/09), às 11h, seu mais novo livro, intitulado “In(-)versos do meu verso”, em um evento literário no Centro Cultural Palácio da Justiça. A solenidade de lançamento promete reunir leitores, críticos literários, acadêmicos e admiradores da cultura em uma celebração à poesia e à arte.
Com apoio da editora Toma Aí Um Poema, “In(-)versos do meu verso” também teve seu projeto contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Conselho Estadual de Cultura (Conec).
Sarau Cultural
O Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, irá sediar, neste sábado (21/09), o “1° Sarau Cultural dos Aposentados do Banco do Brasil”.
O evento será realizado das 18h às 20h e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e Casa Militar.
A programação conta com muita música, literatura e poesia. Edu do Banjo, Dudu Brasil, Caio do Cavaco e Otávio Di Borba são alguns artistas locais confirmados para o encontro, que será aberto ao público. Além da participação de escritores renomados que irão apresentar seus trabalhos. Entrada gratuita.
Ciclo de Oficinas
De hoje a domingo (20 a 22/09), às 15h, o público irá mergulhar na cena musical autoral com o “2º Ciclo de Oficinas Studio Janks”, realizado pela Studio Janks. O evento acontece no Studio Janks, localizado na rua marabás, 10, bairro Dom Pedro.
O evento gratuito oferece uma oportunidade imperdível para artistas, músicos, instrumentistas e cantores de experimentarem seus conhecimentos e habilidades no universo da produção musical.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Nos três dias de evento, os participantes terão a chance de vivenciar produção musical em um estúdio profissional, além de assistir a palestras inspiradoras e oficinas práticas.
Música
O Centro Cultural Povos da Amazônia receberá no domingo (22/09), às 17h, o “7º Encontro de Bateristas de Manaus 2024”. O evento é considerado o maior encontro de bateristas da região Norte. A entrada é aberta ao público, de todas as idades, e quem quiser pode levar sua bateria para trocar.
No domingo (22/09), o Teatro Amazonas será palco para a gravação do espetáculo “6 segundos: A Real História do Homem que Sobreviveu a uma Queda de 109 Metros”. Com classificação livre e entrada franca.
O evento que se inicia às 11h, contará, de forma lúdica, descontraída e um talk show musical a arrepiante e surpreendente saga do amazonense Erick Lira, que sofreu um acidente em setembro de 2019 praticando o esporte “Base Jump”. Visto que o seu paraquedas não abriu, ele passou 6 segundos em queda livre até atingir o chão da rodovia AM-010.