O transplante capilar é uma alternativa definitiva para a calvície e envolve a remoção de folículos capilares de uma área doadora, geralmente na parte da nuca ou na parte posterior da cabeça, e o transplante desses folículos nas áreas calvas ou com menos cabelo. Para que seja realizado com toda segurança e visando aos melhores resultados, um plano cirúrgico personalizado deve ser elaborado, incluindo a definição da linha capilar e a quantidade de folículos a serem transplantados.
Segundo o médico e empresário Stanley Bittar, CEO da Stanley´s Holding, que atua em diversos setores, incluindo educação, saúde, beleza, bem-estar, tecnologia, investimento, fintechs e startups, há muitas dúvidas ainda sobre o transplante capilar, sendo uma das mais comuns relacionada à área doadora. “Muitos se perguntam se a área ficará permanentemente falhada ou se o cabelo vai crescer novamente. É importante ressaltar que não haverá nenhuma falha na área doadora e que ela terá um ótimo crescimento”, afirma.
A preparação da área doadora para um transplante capilar é feita com muito cuidado, sendo que, dependendo de onde o procedimento for realizado, o cabelo na região pode ser cortado para facilitar a extração dos folículos. Em alguns casos, de acordo com Stanley Bittar, é possível que os folículos sejam retirados de outras partes do corpo, como barba, tórax e até abdômen. “Isso se chama Body Hair Transplant e possibilita que o transplante capilar seja feito mesmo se não houver área doadora na cabeça”, explica.
De acordo com o CEO da Stanley´s Holding, a área doadora costuma se recuperar bem, sem sinais visíveis de que o cabelo foi removido, especialmente se a remoção foi realizada por profissionais experientes. “Com o tempo, a densidade do cabelo pode parecer ligeiramente reduzida, mas isso é minimamente perceptível, principalmente em áreas com boa densidade capilar”, detalha o médico.
Outro ponto importante citado pelo profissional é que há algumas técnicas diferentes relacionadas à extração de folículos na área doadora e cabe ao paciente pesquisar a respeito e escolher com consciência para garantir os melhores resultados.
“Na Stanley ‘s Hair, a extração dos folículos é realizada com precisão e cuidado, utilizando a técnica FUE (Follicular Unit Extraction). Esse método avançado envolve a remoção individual de unidades foliculares diretamente do couro cabeludo, sem a necessidade de cortes ou pontos. Para maximizar os resultados, utilizamos a tecnologia exclusiva IFUEmax, que permite que os fios transplantados cresçam de maneira mais rápida e saudável, oferecendo uma densidade natural em menos tempo”, menciona Stanley Bittar.
Outra técnica exclusiva desenvolvida pelo médico e aplicada na Stanley ‘s Hair é chamada de VHD (Very High Density). “Ela garante a máxima implantação de folículos por centímetro quadrado, sendo possível alcançar uma densidade estimada em torno de 85 folículos por cm2, dependendo do tipo e da espessura do fio de cabelo, resultando em uma cobertura capilar excepcionalmente densa e natural”, conclui.