Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis… Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)
Quando ouvimos a direção de Deus, tomamos decisões sábias que conduzem à honra, à prosperidade, à satisfação e à paz. Quando Dave e eu oramos para que Deus fale conosco e nos guie, usamos de sabedoria e bom senso nas questões maiores e menores.
A sabedoria sempre o conduzirá ao melhor de Deus. Por exemplo, a sabedoria ensina que você não terá amigos se tentar controlar e dominar tudo que se passa na sua vida e na deles. Você não terá amigos se falar mal deles pelas costas.
O bom senso o guiará nas questões financeiras. Você não entrará em dívidas se não gastar mais dinheiro do que ganha. O Espírito Santo não precisa falar de forma audível para nos dizer que não podemos ter mais dinheiro saindo do que entrando. O bom senso nos diz que se fizermos isso, teremos problemas.
A sabedoria não deixará que comprometamos o nosso tempo em
excesso. Por mais ansiosos que estejamos para fazer as coisas, precisamos separar um tempo e esperar em Deus para nos dar paz com relação ao que devemos e o que não devemos fazer. A mulher mencionada em Provérbios 31 considerava a possibilidade de comprar novos campos, mas não faria isso se significasse que ela teria de negligenciar os seus deveres atuais assumindo novas responsabilidades.
A sabedoria é nossa amiga. Ela nos ajuda a não viver lamentando e a fazer escolhas agora que nos trarão felicidade mais tarde.
A palavra de Deus para você hoje: pratique a sabedoria e o bom senso em todas as suas decisões.