Durante esta semana, os alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma situação de trabalho dos órgãos que fazem parte da ONU. Essa é a nona edição do evento, que recebe o nome de Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão (Monumf). Até quarta-feira (04), os jovens participam de reuniões e discutem temas como saúde, educação, guerras, fome, meio-ambiente e tantos outros assuntos de interesse para todo o mundo.
A diretora da instituição, Nelly Falcão de Souza, destaca que o Monumf é organizado pelos próprios alunos do Colégio Martha Falcão, que se mobilizaram e decidiram os temas que são discutidos. “É um evento que permite uma experiência diferenciada aos jovens com trabalho em equipe, falar em público e se posicionar”, destaca.
Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de entenderem os assuntos que são discutidos na atualidade por meio de fatos históricos. “Isso mostra a importância de estudar e conhecer a origem de conflitos, pensar nas soluções de problemas e ainda auxiliar na preparação para provas do Enem e vestibulares”, aponta Nelly Falcão.
Crises dos mísseis de Cuba, Impeachment da Dilma Rousseff, Operação Lava Jato e Crise na Venezuela são alguns dos assuntos que vão ser discutidos pelos comitês do Monumf. Além disso, o evento também contará com alunos simulando a cobertura internacional de jornais como The New York Times, The Guardian e El País.
Nesta edição, o Monumf contou com a presença de convidados, entre eles, o Cristian Javier, que é diplomata da ONU e palestrou para os alunos e congressistas. O evento também contou com a participação de egressos da instituição, os jovens João Ricardo e Vinicius Takeda.
Outro destaque fica por conta do protocolo na vestimenta dos participantes do Monumf. As alunas deixam de lado o uniforme do Colégio Martha Falcão e adotam um visual mais sério através do tailleurs, enquanto os garotos todos aderem aos ternos, em ambos os casos, impecáveis, já parecendo profissionais atuando no mercado.