O Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão acabam de dar início à campanha de matrículas para o ano letivo de 2025. Com o slogan “Educação para um Futuro Sustentável”, as Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS) buscam desenvolver uma conexão única com o bioma da Amazônia, enfatizando os valores socioambientais e a educação humanista como pilares de uma estrutura de ensino de vanguarda.
“Nosso objetivo é preparar os alunos para serem protagonistas diante dos desafios do futuro. Por esse motivo, investimos em ações e projetos pioneiros que buscam criar nas nossas crianças e adolescentes uma relação de respeito, responsabilidade, proteção e admiração pela Amazônia”, explicou a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza.
E essa conexão está presente desde a criação das escolas por uma educadora amazonense inspirada por sua mãe, uma cientista apaixonada pela Amazônia. Falecida em 2016, Martha Falcão, mãe de Nelly Falcão, foi reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e pesquisadora, à preservação da Amazônia.
“Ao longo de mais de quatro décadas, nossas escolas têm se inspirado e aprendido com as riquezas imateriais da Amazônia, incluindo o conhecimento ancestral, tratando o bioma como uma grande escola viva que ensina, alimenta e protege”, enfatizou a professora Nelly Falcão.
Clube do Futuro Cientista, Projeto Mãozinhas que Plantam, Projeto Frutíferas e Produção de Mudas estão entre os projetos que as escolas desenvolvem e que inserem o cuidado com o meio ambiente desde o início da vida escolar das crianças.
Projetos sociais e voluntários também são desenvolvidos pelas duas instituições, estimulando os alunos e toda a família a se engajarem em prol do próximo. Ao longo do ano, dezenas de ações são realizadas e ajudam pessoas em vulnerabilidade social e econômica que residem em Manaus, no interior do Amazonas ou até mesmo em outras regiões do país.
As INFS também incentivam a prática de esportes e participação em Olimpíadas de Matemática, Física, Astronomia, Ciências e Geografia. “As crianças participam de concursos de redação, fotografias e leitura. Acreditamos que essa é uma forma de ajudá-las a explorar seus potenciais”, afirma a diretora das escolas.
Além disso, as instituições realizam projetos próprios: o Novos Talentos, O Pequeno Autor, e Clube do Livro. Os alunos, desde a educação infantil no Pinocchio, até o Martha Falcão, também contam com formação bilíngue.
Alunos a partir do 9° ano participam opcionalmente de intercâmbios em escolas de outros países, assim como realizam o MONUMF, simulação do Movimento das Nações Unidas, com o objetivo de debaterem sobre os problemas que assolam os países subdesenvolvidos, e que enfrentam conflitos diplomáticos.
Outro diferencial das INFS são as aulas de reforço escolar, oferecidas sem custo adicional. E, desde o ano passado, o Colégio Martha Falcão passou a contar com o Martha Maker, um laboratório onde os alunos transformam a teoria em prática, com a produção de protótipos, objetos de arte e design, robôs, aplicativos e muito mais. Um espaço onde eles têm implementados projetos de diferentes disciplinas, como Artes, Ciências, Física, Robótica, entre outras.
O colégio também passou a oferecer o Programa Altas Habilidades (PAH), destinado a crianças com idade a partir de 5 anos, e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), para que possam desenvolver suas habilidades nas áreas acadêmica, artística e psicomotora.
O objetivo é ajudar aqueles que possuem potencial para AH/SD, oferecendo estratégias e ferramentas que os permitirão explorar suas habilidades e oportunizar a convivência com outras pessoas com potencialidades como elas.