Resumo: Acontece nesta segunda-feira (26), a partir das 16h, no Largo de São Sebastião, a exposição urbana do projeto “Direito à Memória”. A intervenção será composta por 12 bandeiras com imagens e histórias de pessoas pretas e indígenas presentes na Amazônia, durante o século 19.
Além do Largo São Sebastião, mais dois espaços recebem a exposição pública. No dia 30 de agosto, a exposição acontece na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Marcantonio Vilaça, na Zona Norte. No dia 14 de setembro, as bandeiras serão expostas no Museu da Amazônia, na Zona Leste de Manaus.
Sobre o projeto
O projeto consiste em realizar fabulações das histórias de pessoas pretas e indígenas fotografadas no século 19, que não possuem nome, nem sobrenome nos registros históricos. A equipe realizou modificação digital de expressão e colorização dessas imagens, foi realizada ainda, a produção de histórias possíveis para essas pessoas.
A intervenção urbana tem como objetivo provocar reflexões sobre a identidade negra na região e desafiar a narrativa histórica tradicional que ignora ou distorce as contribuições da população afrodescendente.
O público se conectará com essas histórias através de QR codes que liberam áudios narrados com características semelhantes às dos retratados.
O designer Luiz Nascimento, foi o profissional responsável pela colorização e restauração das fotos. Ele ainda realizou a suavização das expressões fotografadas, trazendo a humanização e a vida dessas pessoas.