A estátua, símbolo do município de Presidente Figueiredo (distante 110 km de Manaus), localizada no complexo das Corredeiras do Urubuí, foi “convocada” nesta segunda-feira (07) pelo Ministério do Turismo (MTur), para compor o álbum de figurinha da pasta, que une esporte e turismo.
Retratado por um índio da etnia Waimiri-Atroari saindo de dentro da casca do cupuaçu, o monumento. desenhado pelo artista Jorge Palheta e feito por artistas locais em concreto armado, mede 11 metros de altura e pesa mais 250 tonelasas. O município é um dos principais pontos turísticos do Amazonas e é conhecido popularmente como a “Terra das Cachoeiras”, por ter 159 cachoeiras.
A ação faz parte da promoção do turismo no Brasil durante a Copa do Catar. As ações promocionais serão retratadas em telões, ao redor do Estádio Lusail, com os destinos turísticos do Brasil.
Cerca de 1,2 milhão de turistas estrangeiros devem passar pelo Catar nas quatro semanas do mundial.
O Ministério do Turismo divulgará no total 11 monumentos do Brasil para destacar a força do turismo nacional. Nas redes sociais do ministério, os monumentos vão ocupar lugar em um álbum de figurinhas, como o da Copa do Mundo. Todos terão suas informações destacadas, incentivo à visitação e um QR code que, quando escaneado, direciona o público para a localização exata no Google Maps. A divulgação dos convocados começou no último dia 04, com o Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, e a estátua do Padre Cícero, terceira maior do mundo esculpida em concreto, que fica em Juazeiro do Norte (CE).