O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) abre inscrições para a 20ª edição do evento. O cadastro deve ser realizado até 1º de setembro. Inscrições e todas informações estão no site oficial: www.femusc.com.br. A oportunidade é para músicos iniciantes e profissionais do Amazonas e de todo o País. O evento gratuito acontece em Jaraguá do Sul (SC), de 12 a 25 de janeiro.
O Femusc é considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina e este ano trará mais de 50 professores de 10 nacionalidades diferentes para as aulas e apresentações. Entre os destaques estarão presentes em 2025, a maestrina de professora de regência orquestral Ligia Amadio, a professora de canto popular, Ligia Nestrovsky, o professor de voz e ópera Guenko Gurchev, a professora de violino Lucia Luque Coorreman, a professora de violoncelo Johanne Perron, entre outros. Este ano, o Femusc abre novamente a programação de MPB (Música Popular Brasileira) sob a coordenação do pianista, regente e arranjador Marcelo Ghelfi.
Para participar, os interessados devem encaminhar uma gravação, com repertório de livre escolha, de cinco a dez minutos de duração. Os candidatos de instrumentos de cordas devem ainda adicionar um movimento de obra não acompanhada de Bach (Suítes, Sonatas ou Partitas). A gravação deve ser disponibilizada via link, preferencialmente YouTube. Para o cadastro, é necessário também incluir os dados pessoais e um currículo resumido.
O Femusc também vai oferecer, na edição de 2025, 80 vagas para o Femusckinho, que envolve Iniciação à Musicalização e Música de Conjunto para crianças de 6 a 12 anos. Também com 80 vagas, o Femusc Jovem oferece classes instrumentais e em conjunto, e contempla jovens adolescentes de 12 a 17 anos. Para os músicos locais e amadores de 17 anos ou mais, interessados em participar do Femusc em um ambiente não-profissionalizante, há também o Femusc Jaraguá, que oferece classes de instrumentos orquestrais e oportunidade de tocar em orquestras. Interessados nesses cursos devem fazer inscrição a partir de novembro.
Para a edição de 2025 serão disponibilizadas um total de 340 vagas distribuídas da seguinte forma:
- 244 nas oficinas de instrumentos orquestral intermediário e avançado para os instrumentos: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Saxofone, Percussão, Piano, Harpa, Violão Clássico e Regência Orquestral;
- 32 vagas nas oficinas de Canto Lírico distribuídos em Soprano, Mezzosoprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo;
- 40 vagas nas oficinas de Instrumentos de Música Popular Brasileira distribuídos em Piano, Bateria, Sopros, Guitarra/Violão, Baixo, Canto e Acordeão;
- 20 vagas nas oficinas de Quartetos de Cordas formando um total de 05 quartetos.