Há um ditado antigo que diz que nunca se deve ter um parente como sócio. Contudo, isso nem sempre é verdade.
Empresas familiares desempenham um papel crucial na economia global. Segundo o Sebrae, no Brasil, 90% das empresas são familiares, contribuindo com cerca de 65% do PIB e empregando 75% da força de trabalho. No entanto, apenas 30% dessas empresas conseguem passar para a segunda geração, e um percentual ainda menor, cerca de 12%, chega à terceira geração. A história de sucesso do Frango no Pote é um exemplo inspirador de como uma boa gestão e um forte vínculo familiar podem quebrar essas estatísticas e garantir a perpetuação dos negócios.
Em celebração ao Dia dos Pais, a trajetória do Frango no Pote demonstra como as parcerias familiares podem resultar em negócios de sucesso e longevidade.
Fundada por Carlos Nepomuceno em Brasília, a rede de franquias Frango no Pote começou na churrasqueira de casa. O frango frito com gostinho 100% brasileiro surgiu após uma viagem aos Estados Unidos, inspirado no frango frito vendido no balde, tão apreciado pelos americanos.
Pai e filho “abrasileiraram” a receita, criando uma marinada com temperos nacionais e uma farinha exclusiva para empanar os frangos.
Formado em gastronomia, Carlos Jr. se uniu ao pai em 2018 para administrar o negócio e aprimorar o setor operacional. Em 2019, foi promovido a CEO, marcando o início de uma fase de expansão nacional para a empresa. A receita, que hoje é um segredo de sucesso da marca, simboliza o legado de pai e filho, refletindo uma trajetória de 12 anos de crescimento e inovação.
“Minha história é marcada pela combinação da gastronomia e do empreendedorismo. Cultivei um amor profundo pelo universo dos sabores e foi nesse contexto que tomei pra mim a oportunidade de agregar o tempero brasileiro ao clássico americano do frango frito que conhecemos”, conta o CEO. Somente em 2023, a empresa obteve uma receita de R$110 milhões. Isso aponta que, em relação a 2020, o Frango no Pote registrou um aumento de 378,2%.
Carlos Júnior também é pai de Stella, de 2 anos, que já segue o pai ao escritório e gosta de ajudar com os papéis. “Ver a Stella aqui comigo, mostrando interesse pelo trabalho, é muito especial. Quem sabe ela não será a próxima sucessora do Frango no Pote?”, diz Carlos, sorrindo.
Com planos de abrir mais 50 unidades até o final de 2025, Carlos Jr. continua focado em inovar e expandir. “Nosso objetivo é levar o Frango no Pote para cada canto do Brasil. Acreditamos na força do nosso produto e na união da nossa família para continuar crescendo”, afirma.