No dia 1º de agosto tiveram início as inscrições para o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a segunda melhor universidade do Brasil segundo o ranking do Times Higher Education (THE). A primeira fase da prova ocorrerá em 20 de outubro, e ainda há tempo para que os estudantes de todo o país se preparem e alcancem uma boa pontuação no exame.
Pensando em auxiliar os alunos que irão prestar a prova, o SAS Educação utilizou dados do seu levantamento Raio-X Unicamp para identificar os principais tópicos cobrados em cada matéria nos últimos anos.
“Com a proximidade da prova da Unicamp, é fundamental que os alunos concentrem seus estudos nas disciplinas que apresentam maior peso e incidência no exame. Isso não só facilita a revisão, mas também aumenta a confiança do aluno ao enfrentar a prova.”, afirma Vinicius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovação Sênior no SAS Educação.
Ciências Humanas:
- História: mundo contemporâneo, mundo moderno e história do Brasil com foco no sistema colonial
- Geografia: geopolítica, questões ambientais, população e urbanização e contexto atual (guerras, globalização, relações comerciais e suas influências).
- Filosofia: ética e justiça e filosofia antiga (especialmente filósofos que discutem a questão ética).
- Sociologia: relação do trabalho e seus impactos na vida cotidiana e organização social, capitalismo e sua vinculação à sociedade e as manifestações das organizações e cidades frente ao capitalismo.
Ciências da Natureza:
- Física: mecânica, eletricidade, termologia, ondulatória e óptica
- Química: físico-química, química geral e meio ambiente
- Biologia: zoologia, botânica, genética e ecologia
Matemática:
- Funções, geometria plana, grandezas proporcionais e trigonometria
Linguagens e códigos:
- Língua Portuguesa: obras literárias indicadas previamente, interpretação textual, movimentos literários, literatura contemporânea, gramática contextualizada e figuras de linguagem.
- Língua Inglesa: textos atuais, gêneros textuais variados, questões solicitando entendimento global das ideias presentes no texto (não vocabulário). Os textos costumam ser em inglês e os enunciados em português.
Já em relação às leituras obrigatórias, a Unicamp mantém a lista divulgada no ano passado que inclui nove obras, são elas:
- A Tarde – Olavo Bilac
- Olhos d’água – Conceição Evaristo
- Carta de Achamento a el-rei D. Manuel – Pero Vaz de Caminha
- Casa Velha – Machado de Assis
- O Ateneu – Raul Pompeia
- Niketche: Uma História de Poligamia – Paulina Chiziane
- Conto “Seminário dos Ratos” – Lygia Fagundes Telles
- Canções Escolhidas – Cartola
- Alice No País das Maravilhas – Lewis Carroll
“A preparação para o vestibular da Unicamp inclui a leitura das obras literárias obrigatórias, que auxiliam os alunos a desenvolver um senso crítico fundamental para a interpretação dos textos. Quanto à disciplina de linguagens e códigos, importante destacar que a gramática é abordada de forma contextualizada, com foco em figuras de linguagem e análise do discurso. Em relação ao inglês, os textos são atuais e enfatizam as competências de leitura e vocabulário.”, conclui o Coordenador.