O Colégio Martha Falcão realiza, na manhã desta segunda-feira (22), a 1a edição do Torneio de Robótica. O evento vai contar com a participação de aproximadamente cem alunos do 6° ao 9° ano do Fundamental II. Durante a competição, as crianças terão a chance de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, desde construção e programação de robôs até conceitos de engenharia, física e matemática, além de incentivar o trabalho em equipe, criatividade e inovação tecnológica.
Segundo a professora Clara Dias Reis, a ideia é que os alunos participem de um cabo de guerra de robôs, onde as equipes de robótica se enfrentam em uma série de rounds para determinar quem é a equipe mais forte e estrategicamente habilidosa.
“Além dos rounds, existem avaliações adicionais que contribuirão para a pontuação geral das equipes. Cada equipe terá a oportunidade de competir em cinco rounds e passar por cinco avaliações, acumulando pontos com base em seu desempenho”, explicou a professora responsável pelo torneio.
O objetivo de cada equipe é acumular a maior quantidade de pontos possíveis ao longo dos cinco rounds e das avaliações adicionais. A equipe com a maior pontuação total ao final de todos os rounds e avaliações será declarada a vencedora do torneio.
“Este formato de torneio incentiva as equipes a não apenas focarem em vencer cada round, mas também a se destacarem em outras áreas críticas, como design do robô, trabalho em equipe, apresentação e diversão. A competição promete ser intensa e repleta de desafios, destacando a habilidade técnica, a criatividade e o espírito de equipe das equipes participantes”, disse Clara Dias.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Martha Falcão, Francisca Loiola, os alunos com melhor desempenho ganharão medalhas e certificados. “O torneio é um incentivo para que eles participem de eventos similares como a Olimpíada Brasileira de Robótica”, comenta.
A diretora da instituição, a professora Nelly Falcão, aponta que aprender robótica na infância traz diversas vantagens para o desenvolvimento da criançada, entre eles, estimular o raciocínio lógico, resolver problemas e fortalecer o aprendizado em outras disciplinas.
“E a robótica também ajuda no desenvolvimento pessoal e emocional dos pequenos, porque favorece adquirir habilidades importantes como a organização, o senso de responsabilidade e a socialização”, apontou a educadora.