O Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho, é uma data instituída para conscientizar as pessoas do sexo masculino sobre a importância de cuidar de sua saúde. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem desempenhado um papel fundamental nessa conscientização, especialmente durante a campanha Novembro Azul, quando ao longo de uma semana os servidores fazem um checkup de sua saúde, e também com a aprovação de Leis que incentivam a proteção da saúde masculina.
Segundo o diretor de Saúde da Casa Legislativa, médico Arnoldo Andrade, os homens muitas vezes evitam cuidados médicos, acreditando serem mais fortes e resistentes. Esta atitude, porém, pode ser perigosa, pois a ciência mostra claramente que a falta de atenção à saúde pode levar a sérias consequências.
“Diante dessa situação, nos organizamos para fazer essa revisão da saúde do homem no mês de novembro, quando tiramos uma semana para tratar da saúde do servidor que trabalha na Assembleia. Tem sido assim há mais de uma década, todos os anos trazemos os homens para fazer avaliação da sua saúde, muito deles, por sinal, para virem é preciso que as esposas e as companheiras estejam cutucando para se cuidarem”, afirmou.
Entre os exames realizados durante a campanha Novembro Azul, destaca-se a dosagem do PSA, essencial para a detecção precoce do câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais frequentes entre os homens. Além disso, são feitos ultrassonografias da próstata e do abdômen, exames de bioquímica, entre outros, para avaliar a saúde do fígado, rins, baço e pâncreas. Essa semana de saúde não apenas realiza exames, mas também promove a educação em saúde através de palestras, conscientizando sobre a importância da prevenção e do cuidado contínuo.
Atenção Integral à Saúde do Homem
Desde 2013, é Lei no Amazonas um projeto da Assembleia Legislativa que instituiu a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem.
De autoria da ex-deputada Conceição Sampaio, a Lei nº 3.934, de 26 de setembro de 2013, prevê a garantia de promoção e proteção da saúde do homem em conformidade com suas peculiaridades socioculturais.
A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem é regida por diretrizes que visam integrar o homem à rede de serviços de saúde, priorizando a atenção básica conforme o programa de saúde da família e integrando-a às demais políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seus objetivos incluem a organização e implantação da atenção integral à saúde masculina no Estado, contribuindo para a mudança de percepção dos homens em relação à sua saúde e à de suas famílias. Também busca estimular a participação masculina nas atividades preventivas de doenças comuns, implementar a atenção à saúde sexual e reprodutiva, ampliar o acesso às informações preventivas e fomentar o autocuidado entre os homens.