…Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é digno de reverência e é honroso e decente, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável e amável, tudo o que é gentil, cativante e gracioso, se existe alguma virtude e excelência, se existe alguma coisa digno de louvor, pensem, pesem e levem em conta essas coisas [concentrem suas mentes nelas].
Filipenses 4:8 (AMPC)
Algumas pessoas estão muito infelizes e estão assim há tanto tempo que já não percebem que existe outra opção. Lembro-me muito bem de ser assim. Eu atribuí minha infelicidade à maneira como os outros se comportavam. Achei que meu marido e meus filhos me causavam a maior infelicidade. Se eles mudassem e fossem um pouco mais sensíveis às minhas necessidades, eu sabia que me sentiria melhor. Se eles ajudassem mais em casa, se voluntariassem para fazer algumas tarefas ou apenas perguntassem como eu estava, eu sabia que ficaria feliz. Claro, eu nunca disse nada a eles. Se fossem sensíveis e atenciosos, pensei, seriam capazes de ver como poderiam me ajudar e tornar minha vida mais fácil.
Orei sobre isso e muitas vezes disse a Deus como seria mais feliz se eles cooperassem mais, mas eles não mudaram.
Um dia, Deus falou comigo — mas não com as palavras que eu queria ouvir. Ele disse: “Pense no que você está pensando”. Eu não tinha ideia do que Deus queria dizer. Na verdade, as palavras não faziam sentido. Como eu poderia pensar sobre o que estava pensando?
Então percebi a verdade. Minha mente correu de um pensamento para outro. Isso já era ruim o suficiente, mas pior, meus pensamentos giravam em torno de mim e de minhas necessidades. Eu tinha pensado que se eles — as outras pessoas na minha vida — mudassem, eu ficaria feliz. Finalmente admiti com relutância que, mesmo que eles mudassem, eu encontraria outra coisa para me sentir infeliz. Eu estava simplesmente infeliz e não precisava de nenhum motivo específico. Primeiro foi uma coisa e depois outra.
Ao ponderar sobre minha condição, pensei em Filipenses 4:8, onde Paulo apresentou uma lista do tipo de coisas nas quais precisamos nos concentrar. Se Deus não queria que eu pensasse nas coisas em que estava pensando, primeiro eu precisava saber no que deveria pensar. Logo percebi que tinha muito que aprender. Embora eu frequentasse a igreja há anos, não conseguia me lembrar de ninguém me dizendo o quanto meus pensamentos eram importantes para Deus e para minha qualidade de vida.
Se concentrarmos nossos pensamentos em coisas boas — o tipo de coisas que Paulo mencionou naquele versículo — seremos edificados. Cresceremos espiritualmente e nos tornaremos fortes no Senhor.
Ao continuar a meditar na mensagem de Deus, percebi como meus pensamentos afetavam minha atitude — e isso se aplica a todos nós. Deus nos diz para fazer coisas que são para o nosso bem. Ele quer que sejamos felizes e realizados. Se quisermos felicidade e realização, devemos encontrar o caminho de Deus. Se estivermos cheios de pensamentos errados, seremos infelizes. Isso não é uma teoria – isso é dito por experiência própria e encontrado na Palavra de Deus. Também aprendi que, quando estamos infelizes, geralmente acabamos deixando outras pessoas ao nosso redor infelizes também.
Desde aquela época, tenho o hábito de fazer um inventário regular dos meus pensamentos. Eu reviso a maneira como penso. Eu me pergunto: no que estive pensando ?
Devemos ser como Josué, a quem Deus disse: Este livro da Lei não se afastará da tua boca, mas meditarás nele dia e noite, para que possas observar e fazer de acordo com tudo o que nele está escrito. Pois então você tornará próspero o seu caminho, e então agirá com sabedoria e terá bom sucesso (Josué 1:8 AMPC).
Enfatizo isso porque, como aprendi por experiência própria, Satanás nos engana fazendo-nos pensar que a fonte de nossa miséria ou dor são outras pessoas ou, às vezes, nossas situações. Ele tenta não nos deixar encarar o fato de que os nossos próprios pensamentos são a fonte da nossa infelicidade. Eu me arriscaria a dizer que é praticamente impossível ser feliz mantendo pensamentos negativos, críticos e deprimentes.
Precisamos vencer Satanás nesta área da batalha pelos nossos pensamentos, e Deus nos ajudará se Lhe pedirmos.
Oração do Dia: Querido Senhor Jesus, decidi pensar nas coisas em que estive pensando. Admito que meus pensamentos são a fonte de qualquer infelicidade que sinto e não de outras pessoas. Também sei que a fonte da minha vitória está em Ti e, em Teu nome, peço que me dê maior vitória enquanto monitoro meus pensamentos com a ajuda do Espírito Santo.