“Temos muita sorte que eles conseguiram que ele fosse aprovado para ser listado quando o fizeram, em vez de esperar até que ele estivesse gravemente doente”, disse a mãe da criança com exclusividade à People
O menino sofreu danos no fígado ao nascer e desde então tem lutado contra constantes problemas de saúde, levando ao seu recente diagnóstico de que seu fígado está falhando devido a uma doença hepática em estágio terminal.
Mas Ezra recebeu um raio de esperança desde que entrou na lista de transplantes em fevereiro. Sua ex-professora de pré-escola, Carissa Fisher, soube da condição de sua aluna em março e, sem avisar a família de Ezra, ela se inscreveu para se tornar uma doadora viva. (Um transplante de fígado de doador vivo ocorre quando um paciente com fígado saudável doa uma parte do seu fígado para alguém cujo fígado não funciona mais adequadamente, de acordo com a Clínica Mayo .)
Fisher se inscreveu após a jornada que Ezra e sua mãe Karen fizeram do oeste de Nova York até a cidade de Nova York, onde descobriram que ele precisava desesperadamente de um transplante de fígado.
Depois que a inscrição de Fisher foi enviada, ela também viajou para a cidade de Nova York, onde foi submetida aos testes exigidos. Após semanas de espera, Fisher soube na sexta-feira, 24 de maio, que havia sido aprovada para doar uma parte de seu fígado para ajudar Ezra.
Fisher não esperou muito para compartilhar as boas novas com a família Toczek e, no sábado, 25 de maio, ela foi direto para a casa da família com um bicho de pelúcia, balões e uma placa compartilhando as boas novas.
“Estamos completamente maravilhados com sua bondade, generosidade e sacrifício, e continuamos percebendo inesperadamente que isso está realmente acontecendo e que realmente seremos capazes de seguir em frente, e estamos muito gratos”, disse Karen com exclusividade à PEOPLE.
Ela explica à PEOPLE que não há datas definidas para o transplante porque “Carissa é obrigada a passar por um ‘período de reflexão’ de duas semanas antes que a equipe de doadores possa trabalhar com ela para agendar uma data para a cirurgia”.
Quanto à condição de Ezra, Karen disse à People que ele “está aguentando firme”.
“Temos muita sorte que eles conseguiram que ele fosse aprovado para ser listado naquele momento, em vez de esperar até que ele estivesse gravemente doente”, conta Karen. “Ele tem lutas, cansaço, dificuldades para dormir e dias em que simplesmente não se sente bem, mas no geral ele é um soldado e encontra alegria todos os dias.”
Depois de ver Carissa no sábado, Karen compartilhou a notícia no Facebook mais tarde naquele dia. “Meu cérebro literalmente não conseguiu processar o que eu estava lendo até que ela disse em voz alta. Senhorita Carissa é uma combinação perfeita! Não consigo nem começar a expressar nossa gratidão!”
Ela continuou: “As lágrimas continuam caindo e, embora eu soubesse que eventualmente ficaríamos aliviados ao receber a notícia, eu não tinha ideia de como isso iria me atingir! Não faltou amor, generosidade e bondade genuína de nossa família, amigos e comunidade – mas isso? O presente mais incrível!!
“Você nunca sabe quem vai mudar na vida”, disse Fisher à WKBW . “Foi emocionante. Fiquei muito feliz em ver os dois felizes.”
Junto com a postagem de Karen no Facebook, ela compartilhou a atualização na página GoFundMe, arrecadando dinheiro para o transplante de seu filho. Ela compartilhou a notícia emocionante na terça-feira, 28 de maio, e concluiu a postagem acrescentando: “Obrigada por seu apoio contínuo – temos um longo caminho pela frente e está se tornando real agora”.
Além do GoFundMe de Karen, Fisher também começou a arrecadar dinheiro em uma página separada do GoFundMe , que arrecadará dinheiro “para voos, alimentação, hospedagem e outras despesas de viagem para mim e meus cuidadores que estarão lá com [ela] ajudando durante o [ processo de doação].
* Fonte: People