Aproximadamente 15 mil parintinenses, de acordo com o Corpo de Bombeiros, lotaram as ruas dos bairros Paulo Corrêa e Itaúna, na noite desta sexta-feira (17/05), para prestigiar o lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Parintins da vereadora Brena Dianná (UB). Uma multidão de apoiadores, representantes da sociedade civil e autoridades, como o governador do Amazonas, Wilson Lima, que é presidente estadual do União Brasil, afirmaram que Brena será a primeira prefeita da história da Ilha Tupinambara.
Visivelmente emocionada com a receptividade, Brena Dianná, que é advogada por formação, agradeceu o apoio da população de Parintins, que decidiu pela libertação do município das mãos do grupo político que administra a Terra dos Bois Caprichoso e Garantido há mais de 30 anos.
“‘Parintins você pode ser tudo de bom que desejar ser. Mas para isso acontecer, a gente precisa virar uma página; a gente precisa fazer a mudança verdadeira acontecer. E, para isso, conta com essa jovem parintinense aguerrida, que não tem medo, que tem coragem, que entrou na política para a gente lutar por um novo tempo para nossa gente, para nossa Parintins”, destacou a pré-candidata a prefeita.
Dianná questionou o público sobre os problemas que afligem o dia a dia dos moradores. “Tem lixo, tem urubu na tua rua? (Sim, respondeu o público). Tem saúde para tua família? (Não, responderam os apoiadores). Alaga teu bairro? Tem buraco, lama na frente da tua casa? (Tem, responderam os presentes). Tem água limpa para vocês beberem? (Não, responderam os parintinenses). Nem o mínimo estão garantindo para vocês”, avaliou Brena.
Ao agradecer o governador Wilson Lima pelo apoio à pré-candidatura, Brena Dianná enalteceu o sonho de uma jovem parintinense em transformar a Ilha Tupinambarana em uma cidade mais dignidade e com oportunidades igualitárias para a população.
“Governador eu tenho muitos sonhos para minha Parintins. É por isso que eu entrei na política. Porque eu tenho sonho de uma de uma cidade com polo artesanal parintinense para os nossos artistas terem trabalho o ano todo, o artesão, a costureira, fomentando o setor primário, setor moveleiro, rodando a economia e gerando emprego e renda para a população para ninguém ficar dependendo da administração pública, com pires na mão. Eu tenho sonho de ter uma saúde com pelo menos remédios, exames, profissionais para atender a população. Eu tenho um sonho onde a mãe vai conseguir deixar o seu bebê numa creche, numa escola enquanto trabalha. Hoje, são apenas sonhos, mas amanhã, a gente vai construir um futuro melhor para nossa cidade”, finalizou a pré-candidata do União Brasil.
Força do povo
O presidente do União Brasil no Amazonas, governador Wilson Lima, estimulou Brena a continuar a caminhada relembrando a sua própria trajetória. Ele venceu a eleição para governador, em 2018, enfrentando caciques da política amazonense, mesmo em um grupo político pequeno.
Wilson Lima destacou as ações que realizou em Parintins desde o primeiro ano de mandato como governador e ressaltou que sua gestão vai resolver a situação da água contaminada que é disponibilizada aos moradores da cidade. “É o nosso governo que vai resolver o problema de água de Parintins. Isso é um compromisso do governador Wilson Lima. Eu venho a Parintins, faço os investimentos independente das questões políticas. Tem muita coisa que eu preciso da ajuda da prefeitura. Por exemplo, nós tínhamos um projeto pronto para resolver o lixão (aterro sanitário). O projeto já estava pronto, aprovado. Sabe por que não vai ser resolvido o problema? Porque a prefeitura quis que fosse em outro lugar. É por isso que não vai dar para resolver agora. É por isso que eu preciso que a Brena Dianná seja prefeita de Parintins. Eu preciso da sensibilidade de uma mulher, da juventude e da disposição da Brena em trabalhar”, afirmou o governador Wilson Lima.
O vereador parintinense Massilon Cursino (PSB) ressaltou que os moradores de Parintins decidiram dar um basta no atual grupo que governa a cidade. “O povo já disse: ‘Chega! Basta!” Nós queremos um momento novo. E, aqui, eu quero declarar o meu apoio incondicional a sua pré-candidatura”, falou o parlamentar para a colega de parlamento.
“Eles estão desesperados porque a Brena está disparada nas pesquisas, muito à frente e vai ficar muito mais a partir de hoje. Há 16 anos, nós estamos sofrendo com uma lixeira pública, que é um problema sanitário gravíssimo em Parintins. O muro de arrimo está caindo lá na frente. Mas a Brena vai resolver esses problemas todos”, declarou um dos ícones do Festival Folclórico de Parintins, o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain.
Setor Primário
O agricultor Oscarlinho Ramos, da comunidade São José do Laguinho, participou do evento com o firme propósito de chegar perto da pré-candidata para conversar sobre o plano de governo dela para o setor primário. Ele não conhece Brena pessoalmente, mas por acompanhar a trajetória combativa da jovem política no parlamento municipal confia na capacidade dela para reverter anos de atraso.
“Eu venho acompanhando o desempenho dela no legislativo. Eu vejo que ela tem essa visão de que o setor primário é fundamental para as famílias que moram nas comunidades. Agora, no executivo, ela terá um poder maior de decisão, podendo olhar para o nosso setor com mais atenção. Nós somos um povo abandonado na região, não se faz um trabalho sério, comprometido”, declarou Oscarlinho. O agricultor sonha com o emprego da tecnologia para tornar a terra mais produtiva, o que irá proporcionar fartura para todos os comunitários. “A gente tá lá atrás, ainda lutando com terçado, machado. A gente precisa da tecnologia para evoluir, mas não consegue chegar a onde tem de chegar por falta de apoio. Hoje, o ponto forte lá é o plantio da melancia, temos também mandioca, polpa de fruta”, relatou com esperança no olhar após ouvir o discurso de Brena Dianná.
O lançamento da pré-candidatura de Brena Dianná contou com uma comitiva de secretários de Estado, vereadores de Parintins, além dos deputados estaduais João Luiz (Republicanos), Mário César Filho (UB), e deputado federal licenciado e atual secretário de Estado, Fausto Jr., bem como representantes da sociedade civil organizada parintinense.
Brena Dianná conta com o apoio de onze partidos. São eles: União Brasil, Progressistas, Partido dos Trabalhadores (PT), Democracia Cristão, Agir, Mobiliza, Partido Verde, Cidadania, Solidariedade, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido da Renovação Democrática (PRD).